Expo Movimento Inova | 2022

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Durante os dias 25 e 26 de maio de 2022, a SEDUC-SP, por meio da EFAPE, oferecerá, com o apoio de instituições parceiras, uma programação composta por oficinas mão na massa e palestras com convidados especiais, voltadas aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio e EJA, e aos profissionais da Educação.

O evento será realizado no formato híbrido, com atividades no Ginásio do Ibirapuera e transmissão pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Confira!

Jornalistas que queiram cobrir a edição Expo Movimento Inova 2022: pedimos a gentileza de enviarem um e-mail para imprensa@educacao.sp.gov.br com nomes do profissional e do veículo, função e número de telefone.

ATIVIDADES

Feira de Ciências

O Movimento Inova sediará a final da 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que apresentará temáticas relacionadas às Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática (incluindo práticas de empreendedorismo e ação social). 30 projetos finalistas, que já passaram pela seletiva Regional (DER) e pela seletiva Estadual (SEDUC), serão avaliados pela Banca de Avaliação da 8ª Edição da Feira, composta por especialistas convidados.
Acesse o edital
Finalistas FeCEESP

Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa

Os estudantes dos Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio e EJA inscritos na Mostra apresentarão projetos que, por meio da robótica, busquem resolver problemas relacionados à comunidade escolar ou à sociedade em geral, dentro das temáticas “Sustentabilidade e meio ambiente”, “Como viver em um mundo pós-pandemia” e “Justiça Social”.
Acesse o edital
Finalistas da Mostra de Robótica

PROGRAMAÇÃO

Palco central – Ginásio do Ibirapuera e via CMSP

ABERTURA – Expo Movimento Inova 2022
(com transmissão pelo CMSP)
9h às 9h30
Renilda Peres, Secretária Estadual da Educação
PALESTRA – Futuro agora, presente inovador
(com transmissão pelo CMSP)
9h30 às 10h | SEDUC-SP
Rossieli Soares, Ex-ministro da Educação e Ex-secretário estadual da Educação.
PALESTRA – Desafios e oportunidades para a educação pós-pandemia!
(com transmissão pelo CMSP)
10h às 11h | Faz Educação e Tecnologia Ltda.
Ton Ferreira
Evento surpresa
(com transmissão pelo CMSP)
11h às 11h30 | palestrante surpresa
Letramento Digital: Transformação, inovação e empregabilidade
(com transmissão pelo CMSP)
11h30 às 12h | iFood
Sylmara Ramon, Camila Oliveira, Luanna Luna, Roberta Piozzi e Cecilia Ritto
PALESTRA – Educação Midiática: Cidadania para o mundo conectado
(com transmissão pelo CMSP)
14h às 15h |Instituto Palavra Aberta
Daniela Machado
PALESTRA – Computação em Nuvem: Definição, oportunidades e dicas para capacitação
(com transmissão pelo CMSP)
15h às 16h | Amazon Web Services
Eduardo Campos
PALESTRA – O Currículo conectado no agora
(com transmissão pelo CMSP)
16h às 17h | Code.org
Lara Sepúlveda-Machado e Leonardo Ortiz Villacorta
PALESTRA – O impacto do protagonismo estudantil no desenvolvimento da criatividade
(com transmissão pelo CMSP)
17h às 18h | Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) e Fundação Lemann
Élio Molisani e Márcia Sacay
PALESTRA – O papel da tecnologia na transformação da educação
(com transmissão pelo CMSP)
9h às 10h | Microsoft Education
Fernando Puertas e Vera Cabral
PALESTRA – Fortalecimento da Criatividade e da Inventividade na escola: gestores escolares atuando para transformar desafios atuais e necessidades educacionais em oportunidades
(com transmissão pelo CMSP)
10h às 11h | Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC)
Ana Lúcia Vilhan e Verônica Gomes Santos
PALESTRA – Uma proposta pedagógica com tecnologias educacionais Microsoft: Desafios e potencialidades
(com transmissão pelo CMSP)
11h às 12h | Microsoft Education
Ana Lúcia Vilhan e Fernando Puertas
PALESTRA – STEAM e o Novo Ensino Médio
(com transmissão pelo CMSP)
14h às 15h | Tríade Educacional
Leandro Holanda
PALESTRA – Líder EducaSTEM 2030 – reimaginando futuros: Formação de lideranças educacionais em educação aberta e STEM
(com transmissão pelo CMSP)
15h às 16h | Instituto Educadigital
Henrique Uyeda do Amaral
PREMIAÇÕES – Mostra de Robótica e Aprendizagem Criativa e FeCEESP
(com transmissão pelo CMSP)
16h às 18h

Palco secundário – Oficinas

OFICINA – Tudo junto e misturado: Itinerário Formativo, Projeto de Vida e Mundo do Trabalho (com transmissão pelo CMSP)
10h às 11h | Instituto Ayrton Senna
Ana Carolina Netto e Juliana Azevedo Campos Sales

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Arte Urbana com Protagonismo e Criatividade
10h às 11h | Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) e Fundação Lemann
Lúcia Morais

No palco Oficina 2.
OFICINA – Educação Midiática: Cidadania para o mundo conectado (com transmissão pelo CMSP)
11h às 12h | Instituto Palavra Aberta
Bruno Ferreira

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Como utilizar o drone em sala de aula para ensinar ou aprender
11h às 12h | Drone Lab Brasil
Carlos Candido

No palco oficina 2.
OFICINA – Programação e Dança (com transmissão pelo CMSP)
14h às 15h |Code.org
Lara Sepúlveda-Machado e Leonardo Ortiz Villacorta

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Arte Urbana com Protagonismo e Criatividade (com transmissão pelo CMSP)
15h às 16h | Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) e Fundação Lemann
Márcia Sacay, Élio Molisani e Lúcia Morais

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Faça sua Rádio Jovem
15h às 16h | CIEBP
Sirlândia Reis, Alessandra Sá e Jorge Wilson, formadores CIEBP

No palco Oficina 2.
OFICINA – Cartas programáveis: Aprenda programação jogando! (com transmissão pelo CMSP)
16h às 17h | Mastertech e SOMAS
Camila Achutti, Fabio Ribeiro e Alexsandra Lucena

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Faça seu próprio Minecraft Paper (com transmissão pelo CMSP)
17h às 18h | CIEBP
Eliana Silva, Maria Carolina Trintin e Douglas Oliveira, formadores CIEBP

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.

Atenção, para as oficinas com transmissão pelo CMSP você pode precisar de: computador, tesoura sem ponta, colas branca e bastão, blocos de post-its, canetas piloto, comuns e coloridas, cartolinas, durex, lápis de cor, apontador, papelão, papéis diversos, materiais recicláveis, fita crepe, giz de cera e bandeja de isopor.

OFICINA – STEAM: Sala de aula com materiais acessíveis (com transmissão pelo CMSP)
9h às 10h | Tríade Educacional
Leandro Holanda e Tatiane Nakasone

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Quinta-feira de Scratch: explorando o Scratch e a computação criativa (com transmissão pelo CMSP)
10h às 11h | Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC)
Elaine Rocha e João Adriano

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Mão na Massa para gestores escolares: Como incorporar a Aprendizagem Criativa no PPP e na rotina escolar?
11h às 12h | Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC)
Ana Lúcia, Juliana Rodrigues, Paulo e Verônica

No palco Oficina 2.
OFICINA – Gamificação com ferramentas Google for Education (com transmissão pelo CMSP)
11h às 12h | Google for Education
Fábio Nakano, Marcele Garrido e Wellington Maciel

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Rodas de Invenções: Mão na massa para se expressar (com transmissão pelo CMSP)
14h às 15h | Instituto Catalisador
Franciele Gomes, Rita Camargo, Simone Lederman, Pamella Mattos e Liana Mazer

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Crie seu jogo com Microsoft MakeCode Arcade
14h às 15h | Microsoft Education
Fernando Puertas

No palco Oficina 2.
OFICINA – Faça seu próprio Robô Autômato
14h às 15h | CIEBP
Adriele Lamarca, Fabio de Paiva, Fernanda Galvão e Jorgea Débora, formadores CIEBP

No palco Oficina 2.
OFICINA – Memes, RPG & Machado de Assis: Leituras inovadoras e protagonismo estudantil (com transmissão pelo CMSP)
15h às 16h | Árvore
Leticia Reina

No palco Oficina 1, com transmissão pelo CMSP.
OFICINA – Minha escola criativa: Oficina de introdução à aprendizagem criativa para estudantes e professores
15h às 16h | Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC)
Gislaine Munhoz e Vanessa Camargo

No palco Oficina 2.

Atenção, para as oficinas com transmissão pelo CMSP você pode precisar de: computador, tesoura sem ponta, colas branca e bastão, blocos de post-its, canetas piloto, comuns e coloridas, cartolinas, durex, lápis de cor, apontador, papelão, papéis diversos, materiais recicláveis, fita crepe, giz de cera e bandeja de isopor.

Área externa

Tenda Drone
10h às 12h
14h às 18h

Equipe Drone Lab Brasil
Tenda Maker
10h às 12h
14h às 18h

Equipe CIEBP
Caminhão Maker e Arena de realidade virtual
10h às 12h
14h às 18h

Equipe Universo da Criatividade
Tenda Drone
9h às 12h
14h às 16h

Equipe Drone Lab Brasil
Tenda Maker
9h às 12h
14h às 16h

Equipe CIEBP
Caminhão Maker e Arena de realidade virtual
9h às 12h
14h às 16h

Equipe Universo da Criatividade

MINI BIO DOS PALESTRANTES

Ana Carolina Netto

Ana Netto é mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo IHEID de Genebra, especialista em Educação Transformadora pela PUC-RS e graduada em Relações Internacionais pela UNB. Atua como especialista da área de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

Analúcia de O. Morales Vilha

Atua há 27 anos na área da Educação, tanto na esfera pública quanto na privada. Fez parte da equipe de curriculistas na construção do Currículo Paulista e na implementação - Pró BNCC em São Paulo. Foi docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Possui diversas experiências com Tecnologias e Mídias na Educação, EaD, Cultura Digital, Pensamento Computacional, Metodologias Ativas, Ensino Híbrido, Educomunicação e Aprendizagem Criativa.

Bruno Ferreira

Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação, pela ECA-USP. É assessor pedagógico do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, e autor do livro “Jornalismo e Educação: Competências necessárias à prática educomunicativa”.

Camila Achutti

Programadora de coração e razão. Hoje, CEO da Mastertech e presidente da SOMAS.

Carlos Candido de Oliveira Junior

Bacharel em Ciência da Computação, possui mestrado em Engenharia Elétrica/Inteligência Artificial, e é pesquisador na área de Computação Natural. Trabalhou por 15 anos no mercado de Tecnologia e, em 2015, mergulhou de cabeça no universo dos drones, fundando o Drone Lab Brasil. O Laboratório tem por objetivos pesquisar, estudar, discutir, criar e transformar drones, utilizando essa tecnologia como plataforma para a realização de experiências. Alguns projetos que coordenou são o uso de drones no combate ao mosquito da dengue na cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Saúde, e as principais corridas de drones do Brasil. É curador de drones da Campus Party (a maior experiência de Tecnologia do mundo) e de outros eventos; é também um apaixonado por tudo que voa!

Daniela Machado

Daniela Machado é coordenadora do EducaMídia, o programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. É jornalista, com experiência de 20 anos como repórter e editora em importantes veículos de comunicação, como a agência de notícias Reuters e o jornal Valor Econômico. É coautora do “Guia da Educação Midiática”, lançado em 2020.

Elio Molisani Ferreira Santos

É professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sócio da GEDUTEC Tecnologia Educacional, membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e gerente de Projetos do Programa Ação Criativa.

Franciele Gomes

Coordenadora de projetos no Instituto Catalisador, é socióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental.

Henrique Uyeda do Amaral

É especialista em Tecnologia e Educação pela UFSCar e licenciado em Educomunicação pela ECA-USP. Atua como educomunicador, formador de professores, autor de material pedagógico, educador e escritor.

João Adriano Freitas

João Adriano Freitas faz parte da equipe pedagógica da RBAC, apoiando na criação, localização, remixagem e compartilhamento de recursos e oportunidades alinhadas às necessidades da comunidade Scratch e de computação criativa do Brasil.

Juliana Azevedo Campos Sales

Formada em Pedagogia, é mestra em Educação pela PUC-SP, com foco no exercício da coordenação pedagógica. É gerente de Projetos na Área de Educação – Especialidade de Formação – do Instituto Ayrton Senna. E especialista no desenvolvimento socioemocional dos educadores.

Juliana Rodrigues

É pedagoga, licenciada e mestre em Ensino de Ciências. Há 13 anos atua como profissional na área da Educação. Tem experiência em docência, no desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos, projetos educacionais, situações de ensino-aprendizagem, eventos para diferentes públicos, e com prospecção de parcerias junto a instituições públicas e privadas. Atualmente é designer de Programas de Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Lara Sepúlveda Machado

Lara é diretora de Parcerias Internacionais para as Américas da Code.org, uma organização sem fins lucrativos que busca expandir o acesso às Ciências da Informática nas escolas, com destaque para a participação de mulheres e grupos que estão sub-representados nesta disciplina. Anteriormente, Lara atuou em papéis de comunicações, pesquisa, desenvolvimento econômico e parcerias público-privadas em organizações sem fins lucrativos e no setor privado. Nascida em San José, Costa Rica, obteve título de Bacharel em Economia pela Universidade de Seattle e possui um Certificado em Gestão de Projetos da Universidade de Washington.

Leandro Holanda

Mestre em Ciências pela USP, é diretor da Tríade Educacional e professor no Instituto Singularidades. Possui experiência na formação de professores, na elaboração de materiais e na gestão de projetos. É organizador da obra “STEAM em Sala de Aula”, publicada em 2020 pela Editora Penso.

Leonardo Ortiz Villacorta

Leonardo é vice-presidente de Parcerias Internacionais da Code.org, seu role é impulsionar parcerias com organizações de todo o mundo, incluindo governos, organizações sem fins lucrativos e entidades privadas, para dimensionar a missão do Code.org, equipando os alunos com as habilidades necessárias para entender melhor esse novo mundo digital e ter sucesso nele. Antes de ingressar na Code.org, Leonardo ocupou vários cargos de comunicação, relações públicas e responsabilidade social corporativa na Microsoft Corp., incluindo mais recentemente o de diretor global da Microsoft Philanthropies. Iniciou sua carreira no México, onde atuou como vice-secretário de imprensa do Departamento de Relações Exteriores, vice-diretor de imprensa internacional no Gabinete do Presidente do México e diretor de contas da Edelman PR Worldwide.

Letícia Reina

Letícia Reina é gestora educacional da Árvore, a maior solução digital em leitura para Educação Básica do Brasil. Com mais de 25 anos de experiência em escolas públicas e particulares, Letícia já atuou tanto na docência como na coordenação pedagógica em diferentes instituições, entendendo de perto as dores e os desafios das instituições de ensino. Letícia é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e tem se aprofundado na formação de educadores que trabalham com leitura e escrita nas diferentes áreas de ensino. Acredita que a leitura é a grande alavanca para o desenvolvimento de cidadãos críticos e enxerga a tecnologia como um instrumento potente para a construção das competências leitoras.

Liana Mazer

Liana Mazer é jornalista especializada em conteúdo para crianças e famílias, fundadora da revista YOYO. É também educadora em oficinas que combinam literatura e artes, e integra a equipe do Instituto Catalisador.

Lúcia Morais

É professora da Educação Básica, psicopedagoga e graduada em Distúrbios da Áudio-Comunicação pela PUC/SP. É membro do Programa Ação Criativa e Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Marcele Aline da Silva Garrido

Marcele Aline da Silva Garrido é especialista em Governança de Tecnologia da Informação, graduada em Processamento de Dados, professora. Atualmente, é diretora de Projetos, Marketing e Ações Pedagógicas na GetEdu, parceira do Google for Education.

Marcia Sacay

É bióloga e mestre em História da Ciência. É coordenadora de Ciências e Inovadoria. Idealiza e desenvolve projetos sociais com tecnologias digitais e muita mão na massa.

Pamella Matos

Cursa Licenciatura em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realiza pesquisa na área de História Social e atua como educadora no Instituto Catalisador.

Paulo Henrique de Souza Reis

É bacharel e licenciado em Ciências Sociais, mestre em Ciências Humanas e Sociais e especialista em Gestão de Projetos e Programas Sociais. Tem mais de 10 anos de experiência com Educação e mais de 5 anos de experiência em projetos sociais, responsabilidade social, formação de professores, orientação pedagógica, cooperativismo, educação popular e voluntariado. Adora o contato e as descobertas que pode fazer sobre si e as outras pessoas. Acredita que a Educação Pública é um projeto potente de constante construção para alcançar um mundo mais livre, sustentável e igual.

Priscila Gonsales

É diretora do Instituto Educadigital, mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (ES) e doutoranda em Linguagens e Tecnologias na Unicamp.

Rita Camargo

É cocriadora e gestora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Catalisador, especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades e doutora em Ciências dos Alimentos (FCF-USP).

Rodrigo Dinardi

É idealizador do projeto Universo da Criatividade que leva o conhecimento maker a jovens, estudantes e comunidades através de oficinas criativas realizadas no caminhão de tecnologia e inovação: Maker Truck. É também consultor de Tecnologia das Fábricas de Cultura 4.0 – Empreender. É palestrante motivacional.

Simone Kubric Lederman

Cocriadora e gestora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Catalisador, é pedagoga e mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP; é formada também pelo Curso de Especialização em Administração de Empresas para Graduados da EAESP-FGV.

Tatiane Mayumi Nakasone

Analista de Projetos na Tríade Educacional, é bacharel em Design e mestre em Administração, ambos pela USP. Iniciou sua carreira no campo socioambiental, atuando com ONGs e negócios de impacto. Hoje, tem como foco a área da Educação, entendendo-a como meio essencial para transformações sociais.

Ton Ferreira

Ton Ferreira é mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP, MBA em Gestão de Pessoas pelo Unisal, Extensão Matemática pela PUC-SP e graduado em Matemática pela Unesp. É professor e palestrante, com foco em pesquisa, formação continuada de professores, tecnologia e gestão pública.

Vanessa Camargo Maestro

Especialista em Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas, é bacharel e licenciada em Ciências Sociais. Atuou como professora de Sociologia na Educação Básica do Estado de São Paulo, além de ministrar formação para educadores e realizar a gestão de projetos socioeducacionais. Atualmente é articuladora social nacional na RBAC.

Verônica Gomes dos Santos

Doutora em Ensino de Ciências, possui experiência com a prática docente, formação de professores, gestão pública e de mídias. Atuou durante 21 anos junto à prefeitura de São Bernardo do Campo e hoje coordena a Área de Adoção Sistêmica da RBAC; integra a equipe do Hackeduca e participa ativamente do Núcleo Regional de Aprendizagem Criativa do ABC.

Wellington Maciel

É pedagogo, com foco em Orientação Educacional/Administração Escolar pela Universidade Católica de Brasília (2004). Atualmente, é diretor de Projetos, Marketing e Ações Pedagógicas na GetEdu, parceira do Google for Education.

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