Durante os dias 5 e 6 de dezembro de 2019, a SEDUC, por meio da EFAPE, ofereceu, com a ajuda de parceiros, uma programação intensa com atividades mão na massa voltadas aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e aos profissionais da Educação.
Educação midiática, scratch, cultura maker e projeto de vida foram alguns dos assuntos tratados em palestras e oficinas, além de uma maratona de programação e mostras de trabalhos.
Confira!
PROGRAMAÇÃO
REGULAR
Palestra | Educação para o século XXI
9h às 10h • AUDITÓRIO 01
Haroldo Rocha - secretário executivo SEDUC e Caetano Siqueira - coordenador COPED
Haroldo Rocha - secretário executivo SEDUC e Caetano Siqueira - coordenador COPED
Palestra | Adolescências e Juventudes
10h às 11h • Auditório 2 O bate-papo Adolescências e Juventudes no Século XXI busca retomar as ideias centrais já abordadas no curso introdutório disponibilizado pelo Inova para gestores e professores da rede estadual de São Paulo. A atividade será bastante dialogada, visando a aprofundar a compreensão dos participantes sobre como lidar com adolescentes e jovens no cotidiano de suas escolas. A conversa se baseará principalmente no esclarecimento de dúvidas e no compartilhamento de sugestões concretas sobre como encaminhar situações desafiadoras.Anna Penido
Oficina | Aldeia Criativa: introdução à Aprendizagem Criativa
10h às 11h30 - 15h45h às 17h15 • EDULAB Nesta oficina, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa apresenta a conceitualização sobre Aldeia Criativa e sua relação com a BNCC. Os educadores terão a oportunidade de experimentar o que é aprendizagem criativa por meio de atividade mão na massa e instrumentos de reflexão sobre o processo de aprendizagem.Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Gesto interativo: introdução à Computação Criativa com Scratch e BBC micro: bit
14h às 15h30 • EDULAB Nesta oficina, a atividade é voltada para quem já tem conhecimento em Scratch e quer começar a experimentá-lo com o mundo físico em uma abordagem de Aprendizagem Criativa. A oficina traz atividades mão na massa de livre experimentação com o Scratch e outras extensões, além de uma reflexão sobre computação criativa na escola. Pré-requisito: conhecimento prévio de Scratch. Público-alvo: educadores.Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Introdução ao Scratch para educadores
10h às 11h30 - 14h às 15h30 - 15h45h às 17h15 • SALA 2 Esta atividade é voltada para iniciantes em programação com Scratch. Os participantes terão a oportunidade de livre experimentação da programação em blocos, em meio a uma discussão sobre como utilizá-la na escola em uma proposta pedagógica envolvendo o método da aprendizagem criativa. Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Educação Midiática
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 5 Nesta oficina, você terá a oportunidade de refletir sobre o nosso papel na sociedade conectada e bater um papo sobre conceitos que têm tudo a ver com o ambiente em que vivemos atualmente: algoritmos, bolha informacional, influencers digitais, discurso de ódio e muito mais.Daniela Machado, Patricia Blanco e Saula Ramos - Palavra Aberta
Palestra | Minecraft
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 14 Microsoft
Oficina | Cultura Maker
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 3 Estações de experimentação utilizando dispositivos eletrônicos como motor, recursos para desenvolvimento de lógica de programação com Makey-Makey, Arduíno e Scratch! e máquinas de fabricação digital e modelagem como a impressora 3D. Giovanna Paludetti, Guilherme Souza, Kaio Barbosa, Nelson Labela
e Nelson de Oliveira Labela - Mundo Maker
Oficina | Programação Desplugada
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 1 Nesta oficina serão desenvolvidas atividades de imersão na ‘Computação Desplugada’, em que não se utiliza o computador. Durante a realização da proposta os jovens vão trabalhar os nove eixos do ‘Pensamento Computacional que são: coleta, análise e representação de dados, decomposição de tarefas, raciocínio algorítmico, abstração, simulação, automação e paralelismo uma vez que cada um destes eixos está presente no cotidiano e se relaciona com os processos de desenvolvimento psicológico. A ideia é ainda estimular o trabalho colaborativo, a criatividade, as atividades mão na massa entre outros.Dulce Angela, Fabrizio Neias, Luiza Dualde, Marcelo Mano, Mônica Mandaji e Vanessa Reis - Fundação Telefônica
Oficina | Projeto Piloto EFAF
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 04 Instituto Ayrton Senna
Oficina | Cultura Maker
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • Estacionamento Estações de experimentação utilizando dispositivos eletrônicos como motor, recursos para desenvolvimento de lógica de programação com Makey-Makey, Arduíno e Scratch! e máquinas de fabricação digital e modelagem como a impressora 3D.Adabergio Zacarias da Silva e Patrícia Brandão - Mundo Maker
Palestra | Por uma educação criativa a todos
11h às 12h • Audiotório 1 Débora Garofalo
Palestra | Como levar a cultura maker a sala de aula
14h às 15h • Auditório 1 A palestra irá tratar sobre o contexto do mundo atual, os desafios do modelo tradicional de educação, as oportunidades, o conceito de educação integral, de aprendizagem criativa, cultura maker e seus espaços.Fabio Zsigmond - Mundo Maker
Palestra | Projeto de Vida
14h às 15h • Auditório 2 Thereza Paes Barreto
Palestra | Eletivas e sua ligação com o Projeto de Vida
15h30 às 16h30 • Auditório 1Instituto PROA
Palestra | Educação Midiática
(esgotada)16h30 às 17h30 • Auditório 2
Luiz Guilherme Prado e Palavra Aberta - Daniela Machado, Patricia Blanco e Saula Ramos
Palestra | Metodologias Ativas
16h30 às 17h30 • Auditório 1Autor dos livros “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora” e “A Educação que Desejamos: Novos desafios e como chegar lá”, o professor José Morán dialogará sobre Metodologias Ativas enquanto estratégias efetivas para a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências de estudantes, a partir de uma visão que considera possibilidades reais de utilização dessas metodologias para a transformação dos processos de ensino e aprendizagem.José Moran - Instituto Ayrton Senna
Palestra | Inova Educação
9h às 10h • AUDITÓRIO 01
Rossieli Soares - secretário da Educação
Rossieli Soares - secretário da Educação
Palestra | Competências Socioemocionais
10h às 11h • Auditório 2A palestra irá tratar sobre a importância das competências socioemocionais para gestores, professores e alunos da rede estadual.Viviane Senna
Oficina | Aldeia Criativa: introdução à Aprendizagem Criativa
10h às 11h30 - 15h45h às 17h15 • EDULAB Nesta oficina, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa apresenta a conceitualização sobre Aldeia Criativa e sua relação com a BNCC. Os educadores terão a oportunidade de experimentar o que é aprendizagem criativa por meio de atividade mão na massa e instrumentos de reflexão sobre o processo de aprendizagem.Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Gesto interativo: introdução à Computação Criativa com Scratch e BBC micro: bit
14h às 15h30 • EDULAB Nesta oficina, a atividade é voltada para quem já tem conhecimento em Scratch e quer começar a experimentá-lo com o mundo físico em uma abordagem de Aprendizagem Criativa. A oficina traz atividades mão na massa de livre experimentação com o Scratch e outras extensões, além de uma reflexão sobre computação criativa na escola. Pré-requisito: conhecimento prévio de Scratch. Público-alvo: educadores.Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Introdução ao Scratch para educadores
10h às 11h30 - 14h às 15h30 - 15h45h às 17h15 • SALA 2 Esta atividade é voltada para iniciantes em programação com Scratch. Os participantes terão a oportunidade de livre experimentação da programação em blocos, em meio a uma discussão sobre como utilizá-la na escola em uma proposta pedagógica envolvendo o método da aprendizagem criativa. Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Educação Midiática
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 5 Nesta oficina, você terá a oportunidade de refletir sobre o nosso papel na sociedade conectada e bater um papo sobre conceitos que têm tudo a ver com o ambiente em que vivemos atualmente: algoritmos, bolha informacional, influencers digitais, discurso de ódio e muito mais.Daniela Machado, Patricia Blanco e Saula Ramos - Palavra Aberta
Palestra | Minecraft
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 14 Microsoft
Oficina | Cultura Maker
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 3 Estações de experimentação utilizando dispositivos eletrônicos como motor, recursos para desenvolvimento de lógica de programação com Makey-Makey, Arduíno e Scratch! e máquinas de fabricação digital e modelagem como a impressora 3D.Giovanna Paludetti, Guilherme Souza, Kaio Barbosa, Nelson Labela
e Nelson de Oliveira Labela - Mundo Maker
Oficina | Programação Desplugada
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 1 Nesta oficina serão desenvolvidas atividades de imersão na ‘Computação Desplugada’, em que não se utiliza o computador. Durante a realização da proposta os jovens vão trabalhar os nove eixos do ‘Pensamento Computacional que são: coleta, análise e representação de dados, decomposição de tarefas, raciocínio algorítmico, abstração, simulação, automação e paralelismo uma vez que cada um destes eixos está presente no cotidiano e se relaciona com os processos de desenvolvimento psicológico. A ideia é ainda estimular o trabalho colaborativo, a criatividade, as atividades mão na massa entre outros.Dulce Angela, Fabrizio Neias, Luiza Dualde, Marcelo Mano, Mônica Mandaji e Vanessa Reis - Fundação Telefônica
Oficina | Imprensa Jovem
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 04 Neste workshop serão apresentadas sugestões para produção jornalística nas mídias sociais, integração de projetos como Rádio, Jornal, Blog, projeto de Jornal nas atividades do Imprensa Jovem. Imprensa Jovem
Oficina | Cultura Maker
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • Estacionamento Estações de experimentação utilizando dispositivos eletrônicos como motor, recursos para desenvolvimento de lógica de programação com Makey-Makey, Arduíno e Scratch! e máquinas de fabricação digital e modelagem como a impressora 3D.Adabergio Zacarias da Silva e Patrícia Brandão - Mundo Maker
Palestra | Como Levar o STEM para a Sala de Aula
11h às 12h • Audiotório 1 A palestra irá apresentar o potencial do STEM em sala de aula e sua conexão com a BNCC, enfatizando o planejamento e a formação de professores voltados para as metodologias ativas.Lilian Bacich
Palestra | Educação Midiática
14h às 15h • Auditório 1 Luiz Guilherme Prado e Palavra Aberta - Daniela Machado, Patricia Blanco e Saula Ramos
Palestra | Gamificação em Grande Escala: Formação de Professores com Experiências Imersivas
(esgotada) | 14h às 15h • Auditório 2Nesta palestra, a partir de uma atividade mão na massa gamificada e a apresentação de casos de formação de professores, pretende-se apresentar ao público como experiências imersivas podem potencializar o aprendizado e inspirar professores com estratégias que se utilizem da gamificação e da aprendizagem criativa como fomentadoras de aulas mais instigantes, nas quais o trabalho colaborativo e protagonista dos estudantes é evidenciado. Paula Carolei e Gislaine Minhoz
Palestra | Novos Tempos na Educação
14h30 às 15h30 • Auditório 1A escola para adolescentes e jovens é um dos maiores desafios atuais da educação no país. No entanto, seja pelos estudos de neurociências, pelo desenvolvimento tecnológico ou pelos movimentos curriculares pelos quais o Brasil passa hoje, há muitas inovações possíveis a serem feitas nessa fase escolar. Pensarmos juntos em aspectos que caraterizam uma nova escola e novos tempos em educação é essencial.Kátia Smole
Palestra | Robótica e Ciências: do Low-Tech ao High-Tech
15h30 às 16h30 • Auditório 2Relato de como significar conteúdos utilizando Robótica e Ciências. Sidnei Fenolio
Oficina | Experiência mão na massa, discussão de cases e adoção sistêmica por gestores
13h30 às 15h30 • EE. Zuleica de Barros Veronica Gomes (RBAC)
Oficina | Mesa Inova
15h30 às 16h20 • EE. Zuleica de Barros Caetano Siqueira / Cristina Mabelini/ Cristty Anny Se Hayon/ Thiago Cardoso
PALCO CENTRAL
Como Ser Criativo e Inovador
10hAntonio Carlos C. de Albuquerque
O Uso da Cultura Digital no Mercado de Trabalho para o Jovem
11hThayná Monteiro Bastos
Jogos Digitais
14hDiálogo sobre indústria, carreiras, eSports, literatura e narrativas transmídia dos jogos digitais.Ivelise Fortim e Luiz Ojima Sakuda
Ciência em Show
11h30 e 13h30Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo
Pega a Visão
16h30Rafael Fernandes
Caderno ProgramaÊ
17hMonica Mandaji
Empreender a Vida
10h
Diego de Melo
Diego de Melo
A Influência do Design para Inovação do Mercado
11h
Fabio Naito
Fabio Naito
Caderno ProgramaÊ
15h
Monica Mandaji
Monica Mandaji
Jornalismo de Games e os Jogos Independentes
16h
Pedro Zambarda
Pedro Zambarda