MOVIMENTO INOVA | 2020

HOME » MOVIMENTO INOVA | 2020
Nos dias 22 e 23 de outubro de 2020 acontecerá a edição 2020 do Movimento Inova em formato totalmente online.

Valorizar práticas de professores e alunos relacionadas à utilização de novas tecnologias educacionais, conectar os integrantes da rede às soluções tecnológicas e inserí-los ao ecossistema de inovação de São Paulo são alguns dos objetivos do Movimento Inova. A iniciativa também tem como propósito permitir vivenciar os componentes do Inova Educação (Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação) promovendo  um ambiente de criação e compartilhamento de ideias e soluções voltadas para a melhoria do dia a dia da rede como um todo.

Durante os dois dias de programação serão realizadas a Hackathon, a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa  e a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP).  Os alunos e professores interessados em se inscrever na Hackathon, e na Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa têm até 31/08.

Participe!

DOCUMENTOS E AUTORIZAÇÕES

Faça o download das autorizações para uso de imagem para professores e alunos que participarão do Movimento Inova 2020 nas categorias Hackathon, Mostra interativa de Robótica e Computação Criativa e FeCCESP. As autorizações devem ser impressas, assinadas e encaminhadas para a Secretaria da Educação pelos e-mails gabinete.sagesp@educacao.sp.gov.br ou gabinete.sainter@educacao.sp.gov.br, até o dia 16/10/2020.

ATIVIDADES

Feira de Ciências

O Movimento Inova também sediará a final da 7ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) que traz os temas Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os projetos finalistas que já passaram pela seletiva Regional(DER) e pela seletiva Estadual (SEDUC), serão avaliados por Professores Universitários, Empresários e parceiros da SEDUC para a escolha dos vencedores.

FINALISTAS

Acesse a lista

Mostra Interativa de Robótica e Computação

Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio da Rede deverão apresentar projetos de robótica e computação criativa, que tenham sido desenvolvidos dentro das unidades escolares em qualquer área do conhecimento, grupos de estudos, grêmio estudantil, entre outros.

COMO PARTICIPAR

Acesse o edital

FINALISTAS

Acesse a lista

Hackathon

Uma maratona de programação com as 10 melhores ideias trazidas por grupos de estudantes do Ensino Médio de idade igual ou superior a 15 anos, que tenham criado soluções tecnológicas para os problemas e desafios da rede estadual de ensino. Ao final da imersão de dois dias, como nas grandes Hackatons online que acontecem pelo mundo, o grupo que chegar ao melhor resultado será premiado.

COMO PARTICIPAR

Acesse o edital

FINALISTAS

Acesse a lista

PROGRAMAÇÃO

Atenção! Algumas oficinas recomendam o uso de materiais, mas lembramos que os estudantes não precisam ter todos para participarem das aulas. A ideia é usar o que está disponível em casa e, claro, usar a criatividade! *Confira.

TODOS OS CANAIS, ALUNOS E PROFESSORES

Palestra | Abertura do Evento
07h00 às 07h45

- João Doria – Governador do Estado de São Paulo
- Rossieli Soares - Secretário da Educação
- Caetano Siqueira – Coordenador COPED
- Professor e estudante da Rede
Bate-papo | FeCEESP - Desafios Matemáticos
07h45 às 08h30 • SEDUC - Equipe Curricular de Matemática
Palestra e Oficina | Desinformação e educação midiática*
08h30 às 09h15 • Instituto Palavra Aberta

- Patricia Blanco
- Daniela Machado
- Mariana Mandelli
- Saula Ramos
- Mariana Ochs


Materiais necessários:
• Post it
• Blocos de nota
• Fichas para as atividades
Palestra Internacional a Distância | Não dá para ninguém ficar de fora! A importância da Cultura Digital e do Pensamento Computacional no mundo do trabalho
09h15 às 10h00 • Fundação Telefônica Vivo

- Beatriz Torres
- Leonardo Villacorta
- Luciana Scuarcialupi
Oficina | Planejando meus estudos com o pensamento Computacional
10h00 às 10h45 • Fundação Telefônica Vivo

- Mariana Clini
Oficina | Como montar uma agência de noticias
10h45 às 11h30 • PMSP

- Carlos Lima
Palestra | Projeto de Vida: Mercado de Trabalho e Tendências de tecnologia
11h30 às 12h15 • Qualcomm e Grupo +Unidos

- José Palazzi
- Marco Soares
- Milena Vasconcelos Jose Palazzi
Oficina | Planejamento Mão na Massa
12h15 às 13h00 • Faz Educação/Apple

- Ton Ferreira
Intervalo | Almoço
13h00 às 14h00
Palestra e Oficina | Gamificação e Aprendizagem Criativa*
14h00 às 15h30 • RBAC (Núcleo São Paulo) e Gamificação Criativa

- Gislaine Batista Munhoz
- Paula Carolei


Materiais necessários: materiais não estruturados de fácil acesso em casa
• Tampinhas de garrafa
Oficina | Quando a robótica conversa com a Física a gente se diverte
15h30 às 16h15 • Fundação Telefônica Vivo

- Prof José Diego de Melo
Pitch | Apresentação dos estudantes Mostra de Robótica e Computação Criativa
16h15 às 17h00 • SEDUC | DEs
Palestra | Minha superação através da força transformadora da educação e do propósito de vida
17h00 às 17h45 • Instituto Ayrton Senna

- Emilio Munaro
- Bruna Waitman
Oficina | Projetos STEAM*
17h45 às 19h15 • Tríade Educacional

- Leandro Holanda


Materiais necessários:
• Materiais como sucata
Oficina | Como ser um youtuber
19h15 às 20h00 • SEDUC

- Marcos Citem

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CANAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palestra e Oficina | Sei que é importante, mas não tenho segurança para fazer! A cultura digital e o Pensamento Computacional em sala de aula
14h00 às 14h45 • Fundação Telefônica Vivo

- Prof José Diego de Melo
- Isabel Cristina Gonzaga
Palestra | Tendências para educação no século XXI
14h45 às 15h30 • Faz Educação

- Luis Namura
Palestra | Como repensar a Educação através da Inovação
16h00 às 17h00 • FGV

- Claudia Costin

PROGRAMAÇÃO CANAL HACKATHON e FeCEESP

HACKATHON
08h30 às 12h00 – Apresentação
13h30 às 14h00 – Workshop de prototipagem
18h00 às 18h30 – Encerramento do dia
FeCEESP
10h00 às 12h15 – Transmissão pitchs
14h00 às 17h45 – Transmissão pitchs
18h30 às 20h00 – Transmissão pitchs
Atenção! Algumas oficinas recomendam o uso de materiais, mas lembramos que os estudantes não precisam ter todos para participarem das aulas. A ideia é usar o que está disponível em casa e, claro, usar a criatividade! *Confira.

TODOS OS CANAIS, ALUNOS E PROFESSORES

Oficina | Pensamento Computacional - Combinando um rolê
07h00 às 7h45 • Fundação Telefônica Vivo

- Profa. Dulce Angela da Silva
Palestra | Mulheres no STEM
07h45 às 08h30 • Boeing Brasil Servicos Tecnicos Aeronauticos Ltda.

- Glaucia Balvedi
Bate-papo | FeCEESP: pré-iniciação científica em Ciências da Natureza
08h30 às 09h15 • SEDUC

- Equipe Curricular Ciências da Natureza
Palestra | Projeto de Vida - as competências digitais no Mundo do Trabalho
09h15 às 10h00 • Fundação Telefônica Vivo

- Karen Kanaa
- Ana Luiza Araujo
- Davi Moreira
Pitch | Mostra de Robótica e Computação Criativa
10h00 às 10h45 • SEDUC | DEs
Oficina | Desafio Isso ou Aquilo: De olho no meu desenvolvimento socioemocional
10h45 às 11h30 • Instituto Ayrton Senna

- Edna Borges
Bate-papo | FeCEESP: pré-iniciação científica em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
11h30 às 12h15 • SEDUC | DEs

-Equipe Curicular de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Intervalo | Almoço
12h15 às 14h00
Palestra e Oficina | Bora estudar com Minecraft?
14h00 às 15h30 • Microsoft

- Fernando Henrique Puertas Gonçalves
Oficina | Cidadania Digital Design Meeting
15h30 às 17h00 • Instituto Educadigital/ Unesco

- Bruna Nunes
Oficina | O Fantástico mundo do stopmotion
17h00 às 17h45 • Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

- Thaís Eastwood
- Eduardo Bento
Mostra | Anúncio dos Vencedores da Mostra e da Feira de Ciências
17h45 às 19h00 • SEDUC

Mostra | Apresentação final - Hackathon
19h00 às 20h00 • SEDUC

19h00 às 19h05 - Equipe 01
19h05 às 19h10 - Equipe 02
19h10 às 19h15 - Equipe 03
19h15 - Contagem das notas
Anúncio dos vencedores e encerramento do evento

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CANAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palestra e Oficina | Desafie-se e Aprenda com as Ferramentas Google for Education
08h00 às 09h30 • Amplifica

- Carla Arena
- Samara Brito
Palestra | Aprendizagem Criativa: fundamentos e iniciativas para explorar a aprendizagem criativa na escola
14h00 às 14h45 • Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

- Leo Burd
- Veronica
Palestra | Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional com Hacking STEM e Microsoft MakeCode
15h30 às 16h15 • Microsoft

- Fernando Henrique Puertas Gonçalves
Palestra | Novos tempos, novas maneiras de inovar
16h15 às 17h00 • COPED/CIEBP

- Alexandre
- André Ricardo
- Flavio
- Leandro
- Ana Laura
- Marilanda
- Marcelo

PROGRAMAÇÃO CANAL HACKATHON e FeCEESP

HACKATHON
08h30 às 09h30 – Apresentação de evolução equipes e workshops
16h00 às 17h30 – Pré-Banca
19h00 às 19h15 – Apresentação final
19h15 às 19h30 – Anúncio vencedores
FeCEESP
09h30 às 12h30 – Transmissão pitchs
13h45 às 16h00 – Transmissão pitchs
17h45 às 19h00 – Cerimônia de premiação
19h15 às 19h30 – Anúncio vencedores

PARCEIROS QUE INOVAM COM A GENTE!