Esquenta – Expo Movimento Inova | 2021

HOME » Esquenta – Expo Movimento Inova | 2021

Esquenta – Expo Movimento Inova | 2021

O evento é uma oportunidade para estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e EJA, professores, coordenadores, diretores e equipes das regionais e órgãos centrais se envolverem de maneira ativa com atividades relacionadas à Tecnologia e Inovação.

As oficinas e palestras serão transmitidas pelo CMSP, TV Educação do CMSP.

Esquenta - Expo Movimento Inova

No dia 13/07 será realizado o “Esquenta – Expo Movimento Inova”, um aquecimento para o Movimento Inova, repleto de oficinas e palestras com convidados especiais. O evento coloca em evidência o Protagonismo Juvenil, fomentando a criação e o compartilhamento de ideias e soluções voltadas para a melhoria do dia a dia da Rede. Serão transmitidos, durante 10 horas, com o apoio de instituições parceiras, conteúdos diferenciados com foco em atividades práticas. A programação será transmitida pelo aplicativo do Centro de Mídias SP, nos canais dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) e EJA, e no canal Formação de Professores.

Confira a programação! 

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES
Atenção! Algumas oficinas recomendam o uso de materiais, mas lembramos que os estudantes não precisam ter todos para participarem das aulas. A ideia é usar o que está disponível em casa e, claro, usar a criatividade! *Confira.
ABERTURA - Expo Movimento Inova
7h30 às 8h15 | Rossieli Soares, Secretário de Educação; Bruna Waitman, Coordenadora do CMSP; Caetano Siqueira, Coordenador da COPED e Débora Garofalo, Coordenadora do CIEBP
OFICINA | Venha aprender Lettering!*
8h15 às 9h | Centro de Mídias de São Paulo
Materiais: papel sulfite e canetinhas.

Oficina de lettering. Os alunos aprenderão, passo a passo, a fazer o lettering, tendo como base as competências socioemocionais.

Luanda Julião, professora de Projeto de Vida e Bianca Menezes, embaixadora do CMSP.
OFICINA | Aprendendo sobre Games com PK XD
9h às 9h45 | iFood

Será uma conversa com foco em tecnologia, passando pela trajetória em escola pública até as principais conquistas e aprendizados nesse caminho. E também um pouco sobre desenvolvimento de jogos e a situação do mercado brasileiro.

Breno Masi, CEO e fundador da Afterverse.
PALESTRA | Educação Circular: como aprender em todo lugar!
9h45 às 10h30 | Mastertech e SOMAS

Os dois irão discutir tecnologia e educação, explicando como a internet funciona e como podemos usá-la para melhorar a nossa Educação.

Ana Beatriz Morita, bacharel em Ciências da Computação e Fábio Ribeiro, bacharel em Ciências Contábeis.
PALESTRA| Jornalismo: Meu projeto de vida
10h30 às 11h15 | Band TV

A palestrante trará uma fala antirracista.

Cynthia Martins, âncora do Jornal da Band, aluna Pamela Feitosa de Sousa Ribeiro, da Escola Estadual Mauro de Oliveira e Secretário Rossieli Soares.
OFICINA | Competências socioemocionais: impulsionando seus sonhos!*
11h15 às 12h | Instituto Ayrton Senna

Edna Borges, formadora do Instituto Ayrton Senna.
Pausa para almoço
12h às 13h
OFICINA | Como construir o seu robô
13h às 14h | CIEBP

Rennan Pardal e Roberto Edgar, professores de Tecnologia e Inovação.
OFICINA | Do Logo ao Scratch: a aplicação de rotinas de pensamento para tornar visível a aprendizagem por meio da tecnologia
14h às 14h45 | Instituto Catalisador

Pensar sobre tecnologia e pensamento computacional pode assustar muita gente. Parece algo tão distante e complicado. Mas a oficina vai mostrar que o que é mais essencial nessa história toda todos nós fazemos – ou já fizemos – muito na vida! Desmistificar a pensamento computacional de forma leve e divertida, passeando do Logo ao Scratch: esse é o objetivo do nosso encontro!

Simone Kubric Lederman, Franciele Gomes e Rita Junqueira de Camargo, do Instituto Catalisador; Michael Hafran Filardi e Walter Akio Goya, educadores.
OFICINA | Oficina do Labirinto do Minotauro*
14h45 às 15h30 | Fundação Telefônica Vivo e Instituto Conhecimento para Todos
Materiais: palito de churrasco, papelão, fita crepe, balão de gás, tampinha de garrafa e canudinho.

Dulce Ângela, psicopedagoga.
PALESTRA | Universo da Informação e o combate às fake news
15h30 às 16h15 | Instituto Palavra Aberta

A atividade terá como objetivo mostrar o universo da informação, formas de combate à desinformação e exemplos de como fazer um uso fortalecedor e responsável das redes e do ambiente informacional.

Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.
PALESTRA | Escolha (ser) livre!
16h15 às 17h | Instituto Educadigital

A palestra “Escolha (SER) Livre!” pretende provocar uma reflexão entre os participantes a respeito das opções que fazemos diariamente quando transitamos no ciberespaço. A ideia é “desnaturalizar” nossas escolhas por softwares, recursos digitais e plataformas por meio da compreensão do que elas representam e de como repercutem. Na oportunidade, também apresentaremos diferenças entre recursos “abertos x gratuitos”, além de visibilizarmos iniciativas/projetos que fomentam alternativas livres.

Daniel Silva Pinheiro, do Instituto Educadigital e Graça Santos, pedagoga líder Educação Aberta, Educadigital.
PALESTRA com celebridade
17h às 17h45 iFood

Será uma conversa com foco em Educação, as principais dificuldades dos alunos e professores no cenário de pandemia, dicas para os alunos sobre organização de tempo e estudos, e bate-papo com funcionário de tech (Vitor Eleotério) sobre trajetória, carreira e mercado de trabalho tecnológico e tecnologia na Educação.

João Luiz Pedrosa, ex-BBB21, professor e educador e Vitor Eleotério, engenheiro de software.
PALESTRA | Fundação Micro:bit – Inspirando crianças e jovens a criar seu melhor futuro digital
17h45 às 18h30 | Fundação Educacional Micro:bit

Palestra sobre a Fundação Educacional Britânica Micro:bit e sua missão de inspirar crianças e jovens a criar seu melhor futuro digital, com o objetivo de impactar 100 milhões de alunos em todo o mundo por meio do computador de bolso micro:bit.

José Scodiero, head da Fundação Educacional Micro:bit e engenheiro eletrônico.
PALESTRA | Educação Empreendedora e Projeto de Vida
18h30 às 19h15 | Associação Nova Escola

A aula Backup para o futuro é uma adaptação de dois planos de aula da Nova Escola, na qual alunos dos anos finais do Ensino Fundamental refletem sobre sua trajetória escolar, buscando memórias do passado e projetando o futuro. Além de apoiar a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, a sequência didática pode compor aulas sobre Projetos de Vida.

Carolina Rodrigues Miranda, produtora de conteúdo em educação.
OFICINA | Crie sua história com personagens Minecraft*
19h15 às 20h | Microsoft
Materiais: tesoura, cola, régua e lápis de cor.

Fernando Puertas, educador Microsoft e Pedro Birais, educador.
PROGRAMAÇÃO DIRIGENTES DE ENSINO
ABERTURA - Expo Movimento Inova
7h30 às 8h15

Rossieli Soares, Secretário de Educação; Bruna Waitman, Coordenadora do CMSP; Caetano Siqueira, Coordenador da COPED e Débora Garofalo, Coordenadora do CIEBP.
PALESTRA| Olhar dos gestores na implementação do novo Ensino Médio – utilização de ferramentas possíveis
8h15 às 9h | Reúna

O gestor escolar tem papel relevante na implementação da arquitetura curricular do Novo Ensino Médio. Por isso, vamos abordar o papel do gestor na liderança de uma equipe engajada e colaborativa, que promove o planejamento e a implementação de um currículo integrado, bem como algumas das práticas que podem ser usadas na direção a uma escola inovadora, a partir de um projeto pedagógico com uma visão ampliada das juventudes e com foco no desenvolvimento integral dos estudantes, em seus projetos de vida e em sua autonomia, envolvendo toda a comunidade escolar e promovendo o desenvolvimento docente.

Kátia Smole
PALESTRA| Gestão de inovação: Para onde o gestor deve olhar?
9h às 9h45 | CRIAMUNDI

Liderar a inovação exige uma visão ao mesmo tempo profunda e pragmática do contexto que será impactado pelas mudanças pretendidas. A partir do conceito de “inovação orgânica e sustentável” e de cultura de inovação, serão apresentados os principais aspectos que um ou uma líder deve observar para gerar sucesso e adesão às inovações, com mais assertividade e um bom clima de trabalho.

Márcia Padilha, diretora do Criamundi.
PALESTRA | Como lidar com a metodologia ativa na gestão escolar?
9h45 às 10h30 | USP

O gestor burocrático e o gestor empreendedor. O gestor como inspirador, articulador de ambientes de acolhimento, de incentivo à participação de todos, à experimentação de diversas estratégias pedagógicas e à transformação da escola em uma comunidade ativa de aprendizagem em contextos desiguais. Alguns caminhos: compartilhamento de práticas, planejamento mais integrado e tornar visíveis para a comunidade os projetos realizados.

José Moran
PALESTRA | Educação 5.0 - Como colocar em prática?
10h30 às 11h15 | Faz Educação e Tecnologia

Colocar em prática os modelos relacionados à educação contemporânea é um desafio para educadores do mundo todo! Práticas metodológicas, modelos mentais, ações assertivas são alguns dos assuntos que serão abordados nesta palestra!

Luís Namura, CEO do Grupo Vitae Brasil.
PALESTRA | Os desafios da gestão na Educação
11h15 às 12h | FGV

Cláudia Costin
Pausa para almoço
12h às 13h
PALESTRA| Gamificação como estratégia de apoio à gestão pedagógica
13h às 14h | UNIFESP

Essa atividade é gamificada com momento de ação e reflexão. Os participantes serão convidados a explorar determinados cenários escolares, seus desafios para gestão, e propor ações/soluções como se fosse um jogo de tomada de decisões. A cada cenário, serão mostradas as alternativas mais votadas, além de algumas formas de visualização e mapeamento dos dados da interação dos participantes. Essa atividade será, ao mesmo tempo, um exemplo de dinâmica gamificada, e momentos de explicações e de sugestões, além de mais procedimentais sobre o “como fazer” e quais as possibilidades e limites de cada uma das atividades e interfaces. Vamos mostrar o potencial de aplicação das dimensões da gamificação no apoio à reflexão dos diversos atores educacionais e no aprimoramento das suas práticas.

Paula Carolei, professora da UNIFESP.
OFICINA | Gamificação como estratégia de apoio à gestão pedagógica
14h às 15h30 | UNIFESP

Essa atividade é gamificada com momento de ação e reflexão. Os participantes serão convidados a explorar determinados cenários escolares, seus desafios para gestão, e propor ações/soluções como se fosse um jogo de tomada de decisões. A cada cenário, serão mostradas as alternativas mais votadas, além de algumas formas de visualização e mapeamento dos dados da interação dos participantes. Essa atividade será, ao mesmo tempo, um exemplo de dinâmica gamificada, e momentos de explicações e de sugestões, além de mais procedimentais sobre o “como fazer” e quais as possibilidades e limites de cada uma das atividades e interfaces. Vamos mostrar o potencial de aplicação das dimensões da gamificação.

Paula Carolei, professora da UNIFESP.
PALESTRA/OFICINA | Metodologias ágeis
15h30 às 16h15 | EFAPE

Kanban, Scrum, Lean... Você não precisa mais ser da área de Tecnologia para aprender sobre práticas do universo da inovação. Serão explicadas as metodologias ágeis e como é possível transpor essas práticas para o nosso dia a dia, trazendo novas possibilidades para a resolução de problemas e gestão de projetos. E tem uma surpresa bônus para quem acompanhar essa jornada.

Naomy de Oliveira Ramos, Ana Carolina Nogueira Tirico
PALESTRA | Recursos Educacionais Abertos - por que utilizá-los?
16h15 às 17h | EFAPE

Nesta palestra será abordado o que são Recursos Educacionais Abertos (REA), como identificá-los e porque são tão importantes no trabalho que desenvolvemos na educação.

Rosa Lamana
PALESTRA | Empreendedorismo e Projeto de vida
17h00 às 17h45 | EFAPE

Rossieli Soares, Secretário da Educação; Nina Silva, executiva de TI; e a executiva de TI Naomy de Oliveira Ramos, Diretora do DEPEC
PALESTRA | Inovação na gestão. É possível?
17h45 às 18h30 | Educa Digital

Mais do que uma meta a ser alcançada, a inovação é consequência de um processo criativo e construtivo da gestão. Inovar o que, para quem, com qual objetivo são questões importantes a serem consideradas, mas não apenas. A palestra vai trazer uma reflexão a partir de uma visão ampliada do papel cada vez mais fundamental da gestão educacional na mobilização de talentos, práticas e conhecimentos.

Priscila Gonzales
PALESTRA | Experiências de Adoção Sistêmica da Aprendizagem Criativa: mobilização e estrutura
18h30 às 19h15 | RBAC

Estamos sempre buscando formas de tornar a Educação mais democrática e a aprendizagem mais contextualizada e significativa, porém, muitas ações são independentes, de professores ou gestores que ousam sozinhos. Elas têm um impacto na prática e são importantes para os envolvidos, mas encontram diversas barreiras pelo caminho. Como pensar em ações que possibilitem a adoção sistêmica de práticas mais criativas e mão na massa, de forma que envolvam alunos, professores, gestores escolares e públicos? Vamos conversar e pensar em possibilidades.

Verônica Gomes, coordenadora de Adoção Sistêmica, RBAC.
PALESTRA | Tecnologia e gestão da qualidade
19h15 às 20h | Francisco Mendes Assessoria Educacional

Serão apresentadas estratégias para a aplicação de inteligência de abordagens que visem à melhoria da qualidade na Gestão Educacional e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem e no engajamento do elenco por meio de instrumentos de análise de dados que permitirão a ampliação da previsibilidade da qualidade das ações. Serão abordados tópicos como tratamento de dados (estruturação, coleta, armazenamento, extração e análise), relação dados-informação e encaminhamento das informações colhidas (fidedignidade e planejamento presente/futuro), possibilitando assim uma melhor ação proativa de prospecção e retenção de talentos. Quais indicadores de qualidade posso utilizar?

Francisco Mendes

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • O Esquenta – Expo Movimento Inova será um dia letivo.
  • A programação do CMSP será toda composta pelas oficinas, portanto, não haverá outras aulas neste dia. Organize sua unidade escolar para participar das ações.
  • Todas as oficinas serão transmitidas nos canais do 4º ano até a 3ª série do Ensino Médio e EJA do App CMSP, de forma que o estudante possa assistir a quantas e a quais desejar.
  • Os professores devem acompanhar a programação respeitando a sua jornada de trabalho.
  • Os conteúdos ficarão gravados e serão disponibilizados no repositório YouTube do CMSP.

MINIBIO DOS PALESTRANTES

Ana Carolina Nogueira Tirico
Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós-graduanda em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Possui experiência em Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, sendo alumni do Programa de Trainee da Vetor Brasil. Compõe a equipe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São (EFAPE), como assessora técnica da coordenação.
Breno Masi
Cofundador da Playkids – uma das maiores plataformas de entretenimento educacional do mundo; atualmente é diretor da Afterverse, empresa de games (PK XD, por exemplo) da qual também é fundador, que já atingiu 40 milhões de usuários em pouco mais de um ano de operação. Construiu sua carreira a partir de atitudes pioneiras e inovadoras no setor de tecnologia móvel e se tornou referência por ter sido o primeiro brasileiro a desbloquear o iPhone e a primeira pessoa no mundo a desbloquear o iPhone 3G.
Camila Achutti e Fábio Ribeiro
Camila, que fundou a empresa, é a empreendedora e líder que aprende, ensina e, juntamente com o Fábio, pilota a Mastertech. Fábio, por sua vez, é contador de formação, poeta de vocação e a mente criativa por trás dos produtos e estratégias.
Juntos, essa dupla se complementa, trazendo o que têm de melhor para todos os projetos com os quais se envolvem.
O que importa saber sobre essa dupla é que são melhores quando dependem, aprendem e se inspiram um no outro. Formam um time de professores circulares, um organismo que se fortalece nos elos e nas diferenças.
Para saber sobre cada um, aprenda sobre o todo.
Assim é para os facilitadores e assim também é para toda palestra, aula ou projeto conduzidos pelos dois.
Carolina Rodrigues Miranda
Formada em Ciências Sociais e graduanda em Pedagogia. Já foi formadora de professores e gestores e produziu conteúdos para cursos online, formações e materiais didáticos em instituições como o Instituo Ayrton Senna, Somos Educação e Nova Escola.
Cynthia Martins
Formada em comunicação social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, Cynthia Martins é carioca e trabalha com rádio e televisão há quase 18 anos. Atualmente é âncora do Band Notícias e faz participações no canal BandNews. Tem passagens pelas redações da RIT TV e do Sport TV, da Rede Globo. Participou de importantes coberturas, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Cláudia Costin
Fundadora e diretora do FGV CEIPE – o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi diretora global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de S. Paulo e cofundadora do movimento da sociedade civil Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL – Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida – Institute for Lifelong Learning – da Unesco, e o Conselho Diretor da Qatar Foundation.
Daniel Silva Pinheiro
Pedagogo, mestre e doutorando em Educação pelo GEC/PPGE/UFBA. É também colaborador do Instituto Educadigital e professor da Educação Básica.
Fernando Puertas
Educador Microsoft
Franciele Gomes
Pedagoga e mestre em Psicologia da Educação pela FEUSP, formada também pelo Curso de Especialização em Administração de Empresas da FGV. Entusiasmada com a construção e a transmissão do conhecimento, começou a carreira docente como professora na Educação Infantil do Colégio Santa Cruz. No Trapézio – Grupo de Apoio à Escolarização, atuou com estudantes da rede pública e profissionais da Saúde e Educação. Fez parte da equipe da pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Junto com Rita Camargo e Paola Ricci, idealizou o Instituto Catalisador, por meio do qual vivenciam processos criativos participativos. As três são Creative Learning Fellow do Lifelong Kindergarten, MIT Media Lab e membros da iniciativa Tinkerê.
Graça Santos
Líder em Educação Aberta; facilitadora associada de Design Thinking; multiplicadora do EducaMídia; e mestranda em Mediação de Conflitos
João Luiz Pedrosa (BBB)
Um dos participantes do BBB21 mais amados da edição. O professor de Geografia, João Luiz, tem 24 anos, é mineiro da cidade de Santos Dumont, mora com o namorado, uma calopsita e duas chinchilas. Tem uma ótima relação com seus alunos, o que lhe traz muito orgulho, e também com os pais, que sempre apoiaram suas decisões.
José Moran
Nascido na Espanha, naturalizado brasileiro. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado). Professor, pesquisador, conferencista e orientador de Projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos.
José Scodiero
Head da Fundação Educacional Micro:bit para a América Latina. É graduado como engenheiro eletrônico pela Fundação Armando Alvares Penteado e iniciou sua carreira atuando como designer de Hardware e Software. Ele também se especializou em Microeletrônica e Negócios em Semicondutores. Como executivo, atuou para multinacionais de primeira linha, como IBM, Apple e AMD como presidente para o Brasil e VP para a região da América Latina. José foi apresentado ao pequeno “computador de bolso” micro:bit em 2017 durante uma reunião mundial da ARM e se apaixonou à primeira vista. Ele trouxe a primeira micro:bit no bolso para apresentar à comunidade educacional brasileira. Scodiero tem atuado ativamente como membro da Micro:bit Foundation desde 2018 e tem participado de diversos projetos, iniciativas e eventos na América Latina e Europa. Apoiado por uma forte comunidade mundial, a Micro:bit já impactou mais de 25 milhões de crianças em todo o mundo e tem uma meta de atingir 100 milhões de crianças até 2025.
Kátia Smole
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de ensino de Ciências e Matemática, possui mestrado em Educação, na área de Didática na mesma instituição. Fez especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, graduação em Bacharelado e Licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema. É diretora do grupo Mathema de formação e pesquisa e do Instituto Reúna. É conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. É associada do Todos Pela Educação. É membro do Movimento Pela Base, membro do conselho administrativo da Fundação Nova Escola, membro do conselho consultivo da revista Pátio. Foi secretária de Educação Básica no MEC e membro do Conselho Nacional de Educação. Participou dos Programas Ensino Médio Inovador, Solução Educacional para o Ensino Médio e Fórmula da Vitória Matemática, todos desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com secretarias de educação estaduais e municipais até abril de 2018. Foi professora de Matemática de Ensino Médio na rede pública estadual de São Paulo, e assessorou a elaboração do projeto pedagógico e de formação de professores da Rede Salesiana de Escolas entre 2002 e 2015. Foi técnica de ensino e pesquisa no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da USP (CAEM-IME-USP). Coordenou os cursos de especialização: Fundamentos do Ensino da Matemática, em São Paulo, e Desafios da Educação Infantil, em Jundiaí, ambos em parceria com a Universidade de Franca – UNIFRAN. É autora de diversas publicações na área de atuação e em experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, resolução de problemas, formação de professores, leitura e escrita em aulas de Matemática, avaliação, planejamento e jogos.
Luanda Julião
Professora de Projeto de Vida do Centro de Mídias de São Paulo. Professora da rede pública estadual há 10 anos. Doutoranda em Filosofia.
Luci Ferraz
Especialista em Aprendizagem Visível, Metodologias Ativas, Design de Experiência de Aprendizagem e Avaliação Formativa. É doutora e mestre em Ciências da Comunicação, pós-doutoranda em Educação (Web-Currículo) e especialista em Gestão de Organizações de Terceiro Setor.
Luís Namura
Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais prestigiadas escolas de Engenharia do país. É especialista em Marketing e Administração de empresas, com MBA em Franchising pela Louisiana State University. Possui também Licença PCH (piloto comercial de helicóptero). Namura atuou como professor de escolas técnicas e do curso pré-universitário Objetivo durante o seu período de faculdade e posteriormente como engenheiro de sistemas na Kodak do Brasil. Na atividade empresarial, conquistou durante sete anos consecutivos o prêmio de melhor franqueador do mundo entre os franqueados da Futurekids Inc., o que lhe valeu o convite para ser CEO mundial da corporação, sediada em Los Angeles – USA. Hoje divide seu tempo como mentor das empresas que preside, conselheiro de startups e palestrante no Brasil e nos Estados Unidos. Namura tem sido convidado por entidades empresariais como FIESP, além de secretarias estaduais e municipais de educação e faculdades como a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), para proferir palestras com foco em Administração, Marketing, Empreendedorismo, Franchising, Educação, Tecnologia, Inovação e Cogeração de Energia em cursos de graduação e pós-graduação. Sua veia de empreendedor serial o levou a fundar 15 empresas e a implantar mais de 300 negócios ao longo de sua carreira. Atualmente preside o Grupo Vitae Brasil, com empresas em cinco divisões: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Energia e Startups.
Márcia Padilha
Mestre em História Social pela USP. Ao longo de 20 anos prestando serviços para secretarias de educação, ONGs e fundações, organismos de cooperação internacional, escolas públicas e privadas e universidades, concebeu e coordenou mais de 30 projetos de inovação educativa com e sem tecnologias digitais. Foi consultora na elaboração da iniciativa Currículo Mais e coordenadora-executiva do Portal Educarede. É consultora em diversas instituições e criadora do Programa Criamundi de apoio ao desenho e implementação de inovações educativas, e autora de diversos artigos e livros sobre tecnologias e inovação para a qualidade educativa.
Michael Hafran Filardi
Educador Catalise uma escola.Formado Biólogo pela Universidade de Santo Amaro-SP, com Pós-Graduação em Metodologias Ativas (Instituto Singularidades). Cursou um Máster em Agroecologia na UB-Barcelona. Atua como professor STEM na Camino School e se aventura como Professor/Mentor Pedagógico na Pós-Graduação de Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, pelo Instituto Singularidades. Adora aprender como formador de professores na área educacional, com foco em Ciências, STEAM e Mão na Massa. De lambuja, se vira como ator, músico e palhaço.
Naomy de Oliveira Ramos
Professora, gestora de Inovação e mestranda de Gestão e Políticas Públicas (FGV); atua na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, onde ocupa o cargo de diretora no DEPEC (Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada), o principal departamento da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE), onde participa da concepção, revisão e gestão de ações formativas, tendo atuação direta em programas como o Inova Educação, Centro de Inovação da Educação Básica Paulista, Currículo Paulista, Centro de Mídias (SP), Trilha de Educação Antirracista e Programa Ensino Integral.
Nina Silva
Executiva de TI, uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo, uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes e sócia fundadora do Movimento Black Money. Além disso, também é palestrante e escritora.
Patrícia Blanco
Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-Graduação em Marketing pela ESPM, é atualmente presidente-executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o EducaMídia, programa que visa capacitar e engajar educadores e instituições de ensino no processo de educação midiática de jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios, a partir da interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.
Paula Carolei
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Trabalha com Tecnologia Educacional desde 1993 e foi, por cinco anos, coordenadora dos cursos Tecnologias na Aprendizagem e Docência no Ensino Superior do SENAC-SP (2008 a 2013), e por dois anos foi pesquisadora do LPAI (Laboratório de Pesquisas em Ambientes Interativos) no SENAC. Atualmente é professora adjunta da UNIFESP na área de Tecnologia Educacional da Universidade Aberta e coordenadora da graduação em tecnologia em Design Educacional, e faz parte do Grupo de Pesquisa CCM (Comunicação e Criação em Mídias) da PUC-SP. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Online, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Práticas Pedagógicas, Novas Tecnologias e Educação (principalmente EaD Online, Gamificação e Design Instrucional), Ensino de Ciências e Biologia, Educação Simbólica, Tecnologias Assistivas e Inclusão e Metodologia de Pesquisa (especialmente Design Research).
Priscila Gonzales
Máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), extensão em Inteligência Artificial e Impactos Sociais pela PUC-SP e jornalista pela Cásper Líbero. Atua nas áreas da Educação, Comunicação e Tecnologia Digital há mais de 20 anos, em escolas e instituições do 3º setor, como I.L. Peretz, Fundação Abrinq e Cenpec (Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Nesta última, coordenou o Programa EducaRede (2001-2010), pioneiro na formação de educadores para o uso educativo da internet. Convidada para integrar a rede de empreendedores sociais Ashoka em 2013. Fundadora do Instituto Educadigital. Professora da Pós-Graduação Formação Integral de Educadores, no Instituto Singularidades, em São Paulo. Pesquisadora da Cátedra de Educação Aberta e a Distância na Universidade de Brasília, desenvolve formação direta de gestores públicos do Ministério da Educação, da CAPES e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). É membro do Comitê de Especialistas da pesquisa TIC Educação do Cetic.br/Nic.br e da comunidade ativadora do projeto Escolas Transformadoras. Participa do grupo sobre Complexidade na PUC-SP, o Complexus, e estuda as relações entre complexidade na Educação diante dos avanços das aplicações e impactos sociais da Inteligência Artificial.
Rita Junqueira de Camargo
Especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades, doutora em Ciências dos Alimentos (FCF/ USP), mestre em Tecnologia Nuclear (IPEN/USP) e engenheira de alimentos (Escola de Engenharia Mauá). Criou o Instituto Catalisador para conseguir unir as suas diversas áreas de interesse: a ciência, a educação e as crianças. Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento na indústria de alimentos (Sadia) e lecionou no Ensino Superior de Tecnologia de Alimentos (Faculdades Oswaldo Cruz e SENAI), mas se entusiasmou mesmo pelo olhar fascinado das crianças pelo novo. Acredita que compreender o mundo ao seu redor faz as pessoas se encantarem e se interessarem por ele.
Rosa Lamana
Professora de Educação Básica I e II da SEDUC-SP. Especialização em Tecnologias em Educação – Formação de Professores PUC-RJ. Mestre em Educação: Currículo – Novas Tecnologias em Educação PUC-SP. Líder em Educação Aberta/Cátedra da Unesco/UNB/Educadigital. Foi membro colaborador da Comissão de Educação Digital da OAB-SP. Atualmente é integrante da Escola de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE), do grupo de pesquisa Comunidade Práxis e uma das idealizadoras da plataforma Pilares do Futuro.
Simone Kubric Lederman
Pedagoga e mestre em Psicologia da Educação pela FEUSP, formada também pelo Curso de Especialização em Administração de Empresas da FGV. Entusiasmada com a construção e a transmissão do conhecimento, começou a carreira docente como professora na Educação Infantil do Colégio Santa Cruz. No Trapézio – Grupo de Apoio à Escolarização, atuou com estudantes da rede pública e profissionais da Saúde e Educação. Fez parte da equipe da pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Junto com Rita Camargo e Paola Ricci, idealizou o Instituto Catalisador, por meio do qual vivenciam processos criativos participativos. As três são Creative Learning Fellow do Lifelong Kindergarten, MIT Media Lab e membros da iniciativa Tinkerê.
Verônica Gomes
Máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela Escola Superior de Doutora em Ensino de Ciências pela Unicamp, com ênfase em Aprendizagem Criativa. Mestre em Ensino de Ciência pela Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Educação para séries iniciais pela Universidade de São Paulo, especialização em Gestão Escolar pela FIJ, e em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF. Atua na coordenação da frente da Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Atuou como professora de ensino básico, gestora de Mídias/Laboratório de Informática e encarregada de serviços na seção de Tecnologia Educacional na Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo; e como tutora a distância de cursos de graduação, extensão e pós-graduação da Unifesp, UFLA, UFSJ e Univesp. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Tecnologias Educacionais, Robótica, Laptops na Educação e Mídias Educativas. É a autora dos livros de literatura infantojuvenil “A Princesa Escolhida” e “Criou Cria”.
Walter Akio Goya
Educador do Espaço Catalisador Pirituba. É bacharel em Sistemas de Informação pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (2008) e mestre em Engenharia Elétrica (Engenharia da Computação) pela Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo. Trabalhou como educador ambiental no Instituto GEA, dedicando-se à capacitação de cooperativas de catadores na descaracterização, triagem e remanufatura de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEEs). Idealizou a Oficina do Saber.

PARCEIROS QUE INOVAM COM A GENTE

OFERECIMENTO