Movimento Inova

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O QUE É O MOVIMENTO INOVA?

O Movimento Inova surge com o propósito de permitir uma maior conexão entre professores, alunos e outros integrantes da Rede e conectá-los às soluções tecnológicas inovadoras.

Este Movimento também tem como objetivos dar a oportunidade para que todos possam vivenciar os três componentes do Programa Inova Educação, (Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação) e promover um ambiente de cocriação, compartilhamento de ideias e soluções que melhorem o dia a dia da Rede.

Durante os dias 5 e 6 de dezembro, a SEDUC por meio da EFAPE vai oferecer, com a ajuda de parceiros, uma programação intensa com atividades mão na massa voltadas aos estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e profissionais da Educação.

Educação Midiática, scratch, cultura maker e projeto de vida serão alguns dos assuntos tratados em palestras e oficinas, além de uma maratona de programação e mostras de trabalhos.

Confira!

OUTRAS ATIVIDADES

Feira de Ciências

O Movimento Inova também sediará a final da 6ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) que traz os temas Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 40 projetos finalistas que já passaram pela seletiva Regional(DER) e pela seletiva Estadual (SEDUC), serão avaliados por Professores Universitários, Empresários e parceiros da SEDUC, sendo 8 vencedores.

VENCEDORES

Veja a lista

Mostra Interativa de Robótica e Computação

Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio da Rede deverão apresentar projetos de robótica e computação criativa, que tenham sido desenvolvidos dentro das unidades escolares em qualquer área do conhecimento, grupos de estudos, grêmio estudantil, entre outros.
Informação e Duvidas
Acesse o edital

FINALISTAS

Mostra Interativa

VENCEDORES

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Hackathon

Uma maratona de programação com as 10 melhores ideias trazidas por grupos compostos por alunos do Ensino Médio de idade igual ou superior a 15 anos, que tenham criado soluções tecnológicas para os problemas e desafios da rede estadual de ensino. Ao final da imersão de dois dias, o grupo que chegar ao melhor resultado será premiado.
Informação e Duvidas
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FINALISTAS

Hackathon

VENCEDORES

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VÍDEOS | PALESTRAS

GALERIA DE FOTOS

PROGRAMAÇÃO

REGULAR

Palestra | Educação para o século XXI
9h às 10h • AUDITÓRIO 01

Haroldo Rocha - secretário executivo SEDUC e Caetano Siqueira - coordenador COPED
Palestra | Adolescências e Juventudes
10h às 11h • Auditório 2

O bate-papo Adolescências e Juventudes no Século XXI busca retomar as ideias centrais já abordadas no curso introdutório disponibilizado pelo Inova para gestores e professores da rede estadual de São Paulo. A atividade será bastante dialogada, visando a aprofundar a compreensão dos participantes sobre como lidar com adolescentes e jovens no cotidiano de suas escolas. A conversa se baseará principalmente no esclarecimento de dúvidas e no compartilhamento de sugestões concretas sobre como encaminhar situações desafiadoras.

Anna Penido
Oficina | Aldeia Criativa: introdução à Aprendizagem Criativa
10h às 11h30 - 15h45h às 17h15 • EDULAB

Nesta oficina, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa apresenta a conceitualização sobre Aldeia Criativa e sua relação com a BNCC. Os educadores terão a oportunidade de experimentar o que é aprendizagem criativa por meio de atividade mão na massa e instrumentos de reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Gesto interativo: introdução à Computação Criativa com Scratch e BBC micro: bit
14h às 15h30 • EDULAB

Nesta oficina, a atividade é voltada para quem já tem conhecimento em Scratch e quer começar a experimentá-lo com o mundo físico em uma abordagem de Aprendizagem Criativa. A oficina traz atividades mão na massa de livre experimentação com o Scratch e outras extensões, além de uma reflexão sobre computação criativa na escola. Pré-requisito: conhecimento prévio de Scratch. Público-alvo: educadores.

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Introdução ao Scratch para educadores
10h às 11h30 - 14h às 15h30 - 15h45h às 17h15 • SALA 2

Esta atividade é voltada para iniciantes em programação com Scratch. Os participantes terão a oportunidade de livre experimentação da programação em blocos, em meio a uma discussão sobre como utilizá-la na escola em uma proposta pedagógica envolvendo o método da aprendizagem criativa.

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Educação Midiática
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 5

Nesta oficina, você terá a oportunidade de refletir sobre o nosso papel na sociedade conectada e bater um papo sobre conceitos que têm tudo a ver com o ambiente em que vivemos atualmente: algoritmos, bolha informacional, influencers digitais, discurso de ódio e muito mais.

Daniela Machado, Patricia Blanco e Saula Ramos - Palavra Aberta
Palestra | Minecraft
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 14

Microsoft
Oficina | Cultura Maker
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 3

Estações de experimentação utilizando dispositivos eletrônicos como motor, recursos para desenvolvimento de lógica de programação com Makey-Makey, Arduíno e Scratch! e máquinas de fabricação digital e modelagem como a impressora 3D.

Giovanna Paludetti, Guilherme Souza, Kaio Barbosa, Nelson Labela e Nelson de Oliveira Labela - Mundo Maker
Oficina | Programação Desplugada
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 1

Nesta oficina serão desenvolvidas atividades de imersão na ‘Computação Desplugada’, em que não se utiliza o computador. Durante a realização da proposta os jovens vão trabalhar os nove eixos do ‘Pensamento Computacional que são: coleta, análise e representação de dados, decomposição de tarefas, raciocínio algorítmico, abstração, simulação, automação e paralelismo uma vez que cada um destes eixos está presente no cotidiano e se relaciona com os processos de desenvolvimento psicológico. A ideia é ainda estimular o trabalho colaborativo, a criatividade, as atividades mão na massa entre outros.

Dulce Angela, Fabrizio Neias, Luiza Dualde, Marcelo Mano, Mônica Mandaji e Vanessa Reis - Fundação Telefônica
Oficina | Projeto Piloto EFAF
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 04

Instituto Ayrton Senna
Oficina | Cultura Maker
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • Estacionamento

Estações de experimentação utilizando dispositivos eletrônicos como motor, recursos para desenvolvimento de lógica de programação com Makey-Makey, Arduíno e Scratch! e máquinas de fabricação digital e modelagem como a impressora 3D.

Adabergio Zacarias da Silva e Patrícia Brandão - Mundo Maker
Palestra | Por uma educação criativa a todos
11h às 12h • Audiotório 1

Débora Garofalo
Palestra | Como levar a cultura maker a sala de aula
14h às 15h • Auditório 1

A palestra irá tratar sobre o contexto do mundo atual, os desafios do modelo tradicional de educação, as oportunidades, o conceito de educação integral, de aprendizagem criativa, cultura maker e seus espaços.

Fabio Zsigmond - Mundo Maker
Palestra | Projeto de Vida
14h às 15h • Auditório 2

Thereza Paes Barreto
Palestra | Eletivas e sua ligação com o Projeto de Vida
15h30 às 16h30 • Auditório 1

Instituto PROA
Palestra | Educação Midiática
(esgotada)16h30 às 17h30 • Auditório 2

Luiz Guilherme Prado e Palavra Aberta - Daniela Machado, Patricia Blanco e Saula Ramos
Palestra | Metodologias Ativas
16h30 às 17h30 • Auditório 1

Autor dos livros “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora” e “A Educação que Desejamos: Novos desafios e como chegar lá”, o professor José Morán dialogará sobre Metodologias Ativas enquanto estratégias efetivas para a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências de estudantes, a partir de uma visão que considera possibilidades reais de utilização dessas metodologias para a transformação dos processos de ensino e aprendizagem.

José Moran - Instituto Ayrton Senna
Palestra | Inova Educação
9h às 10h • AUDITÓRIO 01

Rossieli Soares - secretário da Educação
Palestra | Competências Socioemocionais
10h às 11h • Auditório 2

A palestra irá tratar sobre a importância das competências socioemocionais para gestores, professores e alunos da rede estadual.

Viviane Senna
Oficina | Aldeia Criativa: introdução à Aprendizagem Criativa
10h às 11h30 - 15h45h às 17h15 • EDULAB

Nesta oficina, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa apresenta a conceitualização sobre Aldeia Criativa e sua relação com a BNCC. Os educadores terão a oportunidade de experimentar o que é aprendizagem criativa por meio de atividade mão na massa e instrumentos de reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Gesto interativo: introdução à Computação Criativa com Scratch e BBC micro: bit
14h às 15h30 • EDULAB

Nesta oficina, a atividade é voltada para quem já tem conhecimento em Scratch e quer começar a experimentá-lo com o mundo físico em uma abordagem de Aprendizagem Criativa. A oficina traz atividades mão na massa de livre experimentação com o Scratch e outras extensões, além de uma reflexão sobre computação criativa na escola. Pré-requisito: conhecimento prévio de Scratch. Público-alvo: educadores.

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Introdução ao Scratch para educadores
10h às 11h30 - 14h às 15h30 - 15h45h às 17h15 • SALA 2

Esta atividade é voltada para iniciantes em programação com Scratch. Os participantes terão a oportunidade de livre experimentação da programação em blocos, em meio a uma discussão sobre como utilizá-la na escola em uma proposta pedagógica envolvendo o método da aprendizagem criativa.

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Oficina | Educação Midiática
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 5

Nesta oficina, você terá a oportunidade de refletir sobre o nosso papel na sociedade conectada e bater um papo sobre conceitos que têm tudo a ver com o ambiente em que vivemos atualmente: algoritmos, bolha informacional, influencers digitais, discurso de ódio e muito mais.

Daniela Machado, Patricia Blanco e Saula Ramos - Palavra Aberta
Palestra | Minecraft
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 14

Microsoft
Oficina | Cultura Maker
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 3

Estações de experimentação utilizando dispositivos eletrônicos como motor, recursos para desenvolvimento de lógica de programação com Makey-Makey, Arduíno e Scratch! e máquinas de fabricação digital e modelagem como a impressora 3D.

Giovanna Paludetti, Guilherme Souza, Kaio Barbosa, Nelson Labela e Nelson de Oliveira Labela - Mundo Maker
Oficina | Programação Desplugada
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 1

Nesta oficina serão desenvolvidas atividades de imersão na ‘Computação Desplugada’, em que não se utiliza o computador. Durante a realização da proposta os jovens vão trabalhar os nove eixos do ‘Pensamento Computacional que são: coleta, análise e representação de dados, decomposição de tarefas, raciocínio algorítmico, abstração, simulação, automação e paralelismo uma vez que cada um destes eixos está presente no cotidiano e se relaciona com os processos de desenvolvimento psicológico. A ideia é ainda estimular o trabalho colaborativo, a criatividade, as atividades mão na massa entre outros.

Dulce Angela, Fabrizio Neias, Luiza Dualde, Marcelo Mano, Mônica Mandaji e Vanessa Reis - Fundação Telefônica
Oficina | Imprensa Jovem
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • SALA 04

Neste workshop serão apresentadas sugestões para produção jornalística nas mídias sociais, integração de projetos como Rádio, Jornal, Blog, projeto de Jornal nas atividades do Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem
Oficina | Cultura Maker
10h às 11h - 11h15 às 12h15 - 14h às 15h - 15h15 às 16h15 - 16h30 às 17h30 • Estacionamento

Estações de experimentação utilizando dispositivos eletrônicos como motor, recursos para desenvolvimento de lógica de programação com Makey-Makey, Arduíno e Scratch! e máquinas de fabricação digital e modelagem como a impressora 3D.

Adabergio Zacarias da Silva e Patrícia Brandão - Mundo Maker
Palestra | Como Levar o STEM para a Sala de Aula
11h às 12h • Audiotório 1

A palestra irá apresentar o potencial do STEM em sala de aula e sua conexão com a BNCC, enfatizando o planejamento e a formação de professores voltados para as metodologias ativas.

Lilian Bacich
Palestra | Educação Midiática
14h às 15h • Auditório 1

Luiz Guilherme Prado e Palavra Aberta - Daniela Machado, Patricia Blanco e Saula Ramos
Palestra | Gamificação em Grande Escala: Formação de Professores com Experiências Imersivas
(esgotada) | 14h às 15h • Auditório 2

Nesta palestra, a partir de uma atividade mão na massa gamificada e a apresentação de casos de formação de professores, pretende-se apresentar ao público como experiências imersivas podem potencializar o aprendizado e inspirar professores com estratégias que se utilizem da gamificação e da aprendizagem criativa como fomentadoras de aulas mais instigantes, nas quais o trabalho colaborativo e protagonista dos estudantes é evidenciado.

Paula Carolei e Gislaine Minhoz
Palestra | Novos Tempos na Educação
14h30 às 15h30 • Auditório 1

A escola para adolescentes e jovens é um dos maiores desafios atuais da educação no país. No entanto, seja pelos estudos de neurociências, pelo desenvolvimento tecnológico ou pelos movimentos curriculares pelos quais o Brasil passa hoje, há muitas inovações possíveis a serem feitas nessa fase escolar. Pensarmos juntos em aspectos que caraterizam uma nova escola e novos tempos em educação é essencial.

Kátia Smole 
Palestra | Robótica e Ciências: do Low-Tech ao High-Tech
15h30 às 16h30 • Auditório 2

Relato de como significar conteúdos utilizando Robótica e Ciências.

Sidnei Fenolio 
Oficina | Experiência mão na massa, discussão de cases e adoção sistêmica por gestores
13h30 às 15h30 • EE. Zuleica de Barros


Veronica Gomes (RBAC)
Oficina | Mesa Inova
15h30 às 16h20 • EE. Zuleica de Barros


Caetano Siqueira / Cristina Mabelini/ Cristty Anny Se Hayon/ Thiago Cardoso

PALCO CENTRAL

Como Ser Criativo e Inovador
10h

Antonio Carlos C. de Albuquerque
O Uso da Cultura Digital no Mercado de Trabalho para o Jovem
11h

Thayná Monteiro Bastos
Jogos Digitais
14h

Diálogo sobre indústria, carreiras, eSports, literatura e narrativas transmídia dos jogos digitais.

Ivelise Fortim e Luiz Ojima Sakuda
Ciência em Show
11h30 e 13h30

Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo
Pega a Visão
16h30

Rafael Fernandes
Caderno ProgramaÊ
17h

Monica Mandaji
Empreender a Vida
10h

Diego de Melo
A Influência do Design para Inovação do Mercado
11h

Fabio Naito
Caderno ProgramaÊ
15h

Monica Mandaji
Jornalismo de Games e os Jogos Independentes
16h

Pedro Zambarda

MINI BIO DOS PALESTRANTES

Alini Dal Magro

Mestra em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo – USP, possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Apresenta experiências acadêmicas na Universidad Nacional del Litoral – UNL (Argentina) e na Western University – Ontário (Canadá). Atuou como Head da Unidade de Negócios de Ensino Técnico na Somos Educação, PMO responsável pela fusão da Saraiva Educação e como diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades. Experiência com novos negócios, concepção e desenvolvimento de cursos online, liderança de equipes multidisciplinares, consultoria, transformação digital e estruturação de empresas. Atualmente é diretora de Operações do Instituto Proa.

Anna Penido

Diretora do Inspirare, é formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento, pela UFBA. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais.

Caetano Siqueira

É coordenador da COPED - Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Economista formado pela USP, trabalhou com material didático e avaliações na Geekie, uma startup de tecnologia para a educação, onde também atuou como head de gente e gestão. Em paralelo, foi educador voluntário e coordenador de formação no Crea+ e autor de material didático de aprendizado socioemocional na Semente. Fez mestrado em Stanford, onde pesquisou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. E também trabalhou no Ministério da Educação como diretor de programas.

Daniela Machado

Coordenadora Educamídia, jornalista com especialização em Economia, é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. Tem experiência de 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação e é fundadora do reZOOM – plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação.

Débora Garofalo

Mestranda em Educação pela PUC-SP, formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp. Assessora de Tecnologias da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e professora. Finalista do Global Teacher Prize, o “Nobel da Educação”, com o trabalho de robótica com sucata, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental.

Fabio Zsigmond

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, co–fundador do MundoMaker, espaço de aprendizagem mão na massa baseado na educação integral e Creative Learning. Diretor voluntário no Projeto Âncora, ONG que abriga uma das escolas mais inovadoras do mundo, onde os alunos aprendem o currículo sem aulas e através de projetos.

Gislaine Munhoz

Mestre em Educação pela USP, graduada em Geografia e Pedagogia. Professora e gestora de Tecnologias para Aprendizagens e formadora de professores na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Microsoft’s Innovative Educator Expert (MIE Expert).

Haroldo Rocha

É secretário-executivo da Educação do Governo de São Paulo. Antes de assumir o cargo, foi secretário da Educação do Espírito Santo (2007 a 2010 - 2015 a 2018); sob sua gestão, o Estado apresentou o melhor nível de aprendizagem no Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017, principal indicador de qualidade da área.

José Morán

É doutor em Comunicação pela USP. Foi professor de Novas Tecnologias na Escola de Comunicações e Artes da USP e um dos fundadores da Escola do Futuro, onde pesquisou as transformações na Educação com a chegada da internet. O professor José Moran é referência em Educação a Distância

Kátia Smole

Diretora do Instituto Reúna e do Instituto Mathema, ex-secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação do Brasil). Ex-membro do Conselho Nacional de Educação do Brasil, Kátia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Movimento pela Base (BNCC - Base Nacional Comum Curricular), é doutora e mestre em Educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e especialista em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, onde trabalhou por 12 anos. Tem especialização em Lesson Study pela Lesson Study Alliance, LSA, Chicago, USA, e aperfeiçoamento em Supporting Students' Productive Struggle, pelo National Council of Teachers of Mathematics, NCTM, USA.

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela PUC-SP, bióloga e pedagoga. Atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Especialista do Movimento pela Base, coordenadora da Pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades e cofundadora da Tríade Educacional, empresa que tem como foco a formação de profissionais para a implementação das metodologias ativas nas práticas pedagógicas em todos os níveis de escolaridade.

Luiz Guilherme Prado

Especialista em crescimento orgânico, diretor de conteúdo no Quebrando o Tabu e assessor de mídias sociais. Fala sobre Educação Midiática, Saúde Emocional e Direitos Humanos. Lida diariamente com cerca de 400 mil seguidores nas suas redes pessoais, e mais de 15 milhões de seguidores nas plataformas que gerencia.

Miguel da Hora

 

Mestre em Design, Arte e Tecnologia, pós-graduado em Gestão de Inovação Social. Membro de redes de jovens transformadores, como CHOICE, Transformadores Colab, Amani Fellows e Global Shapers, onde é atual curador do HUB São Paulo. É especialista em aprendizagem no time de educação da Microsoft, fundador do Projetistas Periféricos, criador do kit educacional de baixo custo, DAHORA KIT, e idealizador do projeto MDF, que coloca mulheres de periferia à frente da discussão e construção do futuro do trabalho. É também cofundador e líder da EPA (Escola de Preparação para o Amanhã), startup educacional que auxilia pessoas, instituições e governos nas transições de futuro.

Naiara Martins

Pedagoga, especialista em Educação Especial, designer instrucional e projetos. Atua no terceiro setor na área da Educação desde 2008: na implementação, formação de professores e gestores. Experiência com tecnologias educacionais e acompanhamento de projetos em escola pública. Professora convidada da pós-graduação no IBFE – Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, e atualmente é coordenadora do sistema educacional: Jovens a Bordo do Futuro, do Instituto PROA.

Patricia Blanco

Presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, relações públicas, com pós-graduação em Marketing, atua na área de Comunicação e Relações Governamentais desde 1990. Integra a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, o Conselho de Comunicação Social do Congresso e o Conselho de Ética do Conar.

Paula Carolei 

Graduada em Ciências Biológicas pela USP, mestre em Educação pela Unicamp e doutora em Educação pela USP. Professora adjunta da Unifesp na área de Tecnologia Educacional da Universidade Aberta e coordenadora da Graduação em Tecnologia em Design Educacional, e integrante do Grupo de Pesquisa CCM (Comunicação e Criação em Mídias) da PUC-SP. 

Rodrigo Dib

Diretor Executivo do Instituto Proa, Empreendedor social, desenvolveu ao longo de sua carreira projetos de Tecnologia e Inovação voltados a unir o mundo físico ao virtual. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Insper e em Terceiro Setor e Negociação pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA pela Business School São Paulo (BSP) em Gestão Empresarial, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP) em Propriedade Intelectual e Entretenimento, e em Branding/Marketing pela HSM Educação e Grupo Troiano de Branding – SP.

Rossieli Soares

Secretário da Educação do Estado de São Paulo. Mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora, advogado. Em 2018, foi nomeado ministro da Educação. Exerceu o cargo de secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e conselheiro do Conselho Nacional de Educação. Foi secretário de Estado da Educação do Governo do Amazonas e presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas. Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação e secretário-executivo de Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas. Participou ativamente da reformulação do Novo Ensino Médio, como ministro da Educação, homologou a etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foi secretário-executivo do comitê gestor das etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Saula Ramos

Gerente de projetos do Instituto Palavra Aberta, publicitária, com pós-graduação em Marketing, é responsável pela gestão e pelo monitoramento dos projetos do Instituto Palavra Aberta. Antes disso, na iniciativa privada, atuou nas áreas de atendimento e planejamento de agências de publicidade e em grandes empresas, como Natura.

Sidnei Fenolio

Professor de Ciências, Matemática e Robótica nas redes públicas estadual e municipal de ensino de São Paulo.

Thereza Paes Barreto

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, com foco em Gestão e Política Educacional, Prática Pedagógica e Currículo, professora, diretora pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, atuando na concepção, planejamento, implantação e desenvolvimento do Modelo da Escola da Escolha junto às Secretarias da Educação estadual e municipais de diversos estados e municípios brasileiros.

Viviane Senna

Psicóloga, presidente do Instituto Ayrton Senna. Também é fundadora e presidente do comitê técnico do movimento “Todos pela Educação”, coletivo de líderes de todos os setores que busca melhoria da qualidade da educação.

MINI BIO HACKATON

Bruna Waitman
Carlos Michel Batista

Com mais de 15 anos de experiência em projetos de tecnologia em educação e inovação em governo, tem formação em processamento de dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, especialização em gestão de operações e de projetos pela POLI/USP. Empreendedor Cívico, Membro da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. Também é membro do comitê gestor do inovaday, movimento que atua na disseminação da cultura da inovação no setor público. É consultor da Fundação Vanzolini, atuando especialmente em projetos e programas de políticas públicas que visam o aprimoramento e modernização de serviços.

Diego Ribeiro

Formado em Publicidade e Propaganda, desde 2002 está na área gráfica e é especializado em mídias impressas. É pós-graduado em mídias digitais, atuando diretamente no departamento de comunicação do grupo Vitae Brasil, nas áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Eduardo Monquero

Publicitário, com MBA em Novas Tecnologias, especializado em Direção de Criação e Arte, pela ESPM e UX/UI Design. Atua no mercado de comunicação visual desde 2000, e há 11 anos com Design em Tecnologia e Experiência do Usuário, desenvolvendo projetos de interfaces para as áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, digital influencers e mercados imobiliário, financeiro, entretenimento, entre outros.

Francisco Bezerra
Gabriel Corrêa

Formação em Marketing. Profissional da área de vendas e marketing com experiência no setor educacional há mais de 5 anos. Atualmente é responsável por implementar, estruturar e gerenciar as estratégias de Outbound Marketing; Desenvolvimento de modelos de prospecção e mapeamento de mercado; Geração & qualificação de Leads; Enriquecimento de dados.

Paulo Assunção

Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas, pela FASP; e pós-graduado em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pela FGV. Atua profissionalmente há mais de 30 anos no segmento público, e há 9 anos atua como consultor de Negócios de Projetos Educacionais e Soluções Inteligentes.

Rafael Araujo

Formado em Sistemas de Informação, pela FAI; mestrando em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual, pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Atua na área de Tecnologia da Informação há 8 anos, trabalhando com suporte e desenvolvimento de sistemas web full stack, aplicativos móveis Android e iOS. Atualmente trabalha como líder de Desenvolvimento de Software no segmento da Educação.

Regiane Castro

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com pós-graduação em Ensino de Matemática. Atua na área da Educação há 10 anos e atualmente faz MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, Pedagogia e pós-graduação em A Moderna Educação: Metodologias, tendências e foco no aluno, pela PUC Rio Grande do Sul. Atualmente trabalha em pesquisa e desenvolvimento de produtos educacionais e possui certificação Apple Professional Learning Provider – APL.

Renata Perrenoud

Engenheira civil, mestre e doutora em Engenharia Mecânica, pela Unesp de Guaratinguetá, com intercâmbio na Universidade Politécnica de Valência – Espanha, em 1999. Atua na área da Educação no Ensino Superior desde 1999; Babson College – Empreendedorismo Educacional – 2013; Olin College of Engineering – Motivação do estudante e redesenho curricular, focando engajamento para projetos – 2015; tem experiência em Gestão de Cursos, redesenho dos sistemas acadêmicos, focando em inovações metodológicas e curriculares com Aprendizagem Ativa. Atua com consultoria educacional, onde já formou mais de 1.000 docentes no Brasil em diversas metodologias ativas de ensino. Desde 2018 é certificado Apple Professional Learning para desenvolvimento de projetos Apple Education.

Ricardo Torres

Formado em Engenharia Agronômica, pela USP, e tem título de tecnólogo em Análise de Sistemas. Foi professor de Inglês por 11 anos e consultor de Tecnologia Educacional por cinco. Hoje desempenha a função de analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais.

Ton Ferreira

Mestre em Ciências, pela USP, com foco em metodologias ativas de aprendizagem; pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela USP; pós-graduado em M.B.A. Gestão de Pessoas, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL; extensão universitária em Educação Matemática, pela PUC; é licenciado em Matemática, pela Unesp. Atua profissionalmente há mais de 14 anos como Consultor Educacional, Consultor de Negócios e Coordenador Geral de Projetos Educacionais e Soluções Inteligentes; é Formador de Educadores na área de Matemática e Qualificação de Gestores Educacionais; ministra palestras, minicursos, colóquios em universidades, empresas e redes municipais/estaduais de educação, com foco em pesquisa, formação inicial e continuada de professores, tecnologia e gestão pública. É pesquisador e articulista de assuntos relacionados à docência.

MINI BIO PALCO ABERTO

Antonio Carlos C. de Albuquerque

Possui 15 anos de trabalho como designer de ideias e dirigindo projetos de responsabilidade corporativa, negócios de impacto no Brasil e no exterior para diferentes setores econômicos e industriais. Apresentador do Programa Ideia de Impacto, que trata de temas de inovação, responsabilidade corporativa, negócios e empreendedorismo de impacto. Professor na Pós-graduação em Resp. Corporativa – Senac São Paulo. É membro (fellow) de redes internacionais sobre desenvolvimento sustentável, inovação e negócios de impacto. Especialista em Estudos Internacionais para o Desenvolvimento – Univ. Autônoma de Barcelona e doutor em Ambiente e Sociedade, pela Unicamp.

Diego de Melo

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como professor em redes municipais e estaduais de Pernambuco e atualmente desenvolve projetos de pesquisa junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), no ensino de Química e Projeto de Vida em comunidades de alta vulnerabilidade em Vitória – Espírito Santo.

Fabio Naito

Learning experience designer. Cofundador e CEO do Studio La Luz, Centro Educacional em Pós-produção Audiovisual e Arte Digital. Formado em Pedagogia, iniciou a carreira profissional em Comunicação Social, realizando projetos de publicidade. Ingressou na área educacional como professor e coordenador pedagógico de Educação Básica na rede privada de ensino, na qual implementou programas TIC no currículo base. Criou programas de desenvolvimento pedagógico e coordenou equipes acadêmicas na rede de escolas de Arte Digital da FullSail University no Brasil. Atualmente leciona e coordena cursos de Pós-produção no Instituto de Cinema de São Paulo e é responsável pelo desenvolvimento dos novos programas acadêmicos da rede SAGA, Escola de Arte, Game e Animação.

Ivelise Fortim

Sócia da Homo Ludens e professora dos cursos de Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP, onde coordena o Janus – Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Cocoordena cursos de extensão na FIA Business School na área de Economia Criativa. Possui doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP), mestrado em Ciências Sociais (PUC-SP) e graduação em Psicologia (PUC-SP); é especialista em Orientação Profissional pelo Sedes Sapientiae. É curadora do Big Careers (BIG Festival) e conselheira da Diversidade na Abragames. Faz parte da equipe de especialistas da pesquisa TIC Domicílios do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). É autora e organizadora de livros sobre Cultura Pop, Recursos Humanos, Jogos Digitais e Psicologia.

Luiz Ojima Sakuda

Sócio da Homo Ludens e professor do Centro Universitário FEI. Cocoordena cursos de extensão na FIA Business School na área de Economia Criativa. Possui doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP, com intercâmbio na ESSEC Business School) e bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). É curador do BIG Careers e conselheiro da Abragames e da IGDA-SP. Faz parte da equipe de especialistas das pesquisas TIC Domicílios, TIC Cultura e TIC Empresas do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). Fundou e mantém desde 2000 diversas comunidades virtuais, incluindo a Capital Empreendedor Brasil (LinkedIn). É autor de capítulos em livros sobre Economia Criativa, Empreendedorismo e Cultura Pop.

Monica Mandaji

Doutora em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo; e graduada em Comunicação Social, pela Universidade Católica de Santos; e Pedagogia, pela Universidade Paulista – UNIP. Possui especialização em Mídias Interativas Aplicadas à Educação, pela PUC/SP; e pós-graduação em Formação de Professores para Educação a Distância, pela Universidade Paulista. Atualmente é presidente do Instituto Conhecimento para Todos, que é parceiro executor do ProgramaÊ! e do Pense Grande.

Pedro Zambarda

Jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre Games, Tecnologia, Política, Negócios, Economia e Sociedade.

Rafael Fernandes

 Tem especialização em Gestão de Negócios, carreira desenvolvida em multinacionais do segmento de Telecom, como: Telefônica, Vivo, Tim e Oi. Também atuou no mercado financeiro em bancos e fintechs. Hoje é co-founder de três Startups: A Soul Nativo, alma local, que busca o fortalecimento das comunidades por meio do Turismo de Base Comunitária, Economia Criativa e Empreendedorismo. Está atuando diretamente na construção de duas soluções de automação e inteligência de negócios no segmento de freelancers, a LanUp, e no segmento da moda, com o projeto Ilook.

Thayná Monteiro Bastos

Gestora de Projetos de Educação Empreendedora, especialista em Gestão de Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas e consultora em Programação Neurolinguística. Esteve à frente da formação de mais de 6 mil jovens com abordagem em competências para o mercado de trabalho.

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