Esquenta – Expo Movimento Inova | 2021
O evento é uma oportunidade para estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e EJA, professores, coordenadores, diretores e equipes das regionais e órgãos centrais se envolverem de maneira ativa com atividades relacionadas à Tecnologia e Inovação.
As oficinas e palestras serão transmitidas pelo CMSP, TV Educação do CMSP.
ABERTURA - Expo Movimento Inova
7h30 às 8h15 | Rossieli Soares, Secretário de Educação; Bruna Waitman, Coordenadora do CMSP; Caetano Siqueira, Coordenador da COPED e Débora Garofalo, Coordenadora do CIEBP
OFICINA | Venha aprender Lettering!*
8h15 às 9h | Centro de Mídias de São Paulo
Materiais: papel sulfite e canetinhas.
Oficina de lettering. Os alunos aprenderão, passo a passo, a fazer o lettering, tendo como base as competências socioemocionais.
Luanda Julião, professora de Projeto de Vida e Bianca Menezes, embaixadora do CMSP.
Materiais: papel sulfite e canetinhas.
Oficina de lettering. Os alunos aprenderão, passo a passo, a fazer o lettering, tendo como base as competências socioemocionais.
Luanda Julião, professora de Projeto de Vida e Bianca Menezes, embaixadora do CMSP.
OFICINA | Aprendendo sobre Games com PK XD
9h às 9h45 | iFood
Será uma conversa com foco em tecnologia, passando pela trajetória em escola pública até as principais conquistas e aprendizados nesse caminho. E também um pouco sobre desenvolvimento de jogos e a situação do mercado brasileiro.
Breno Masi, CEO e fundador da Afterverse.
Será uma conversa com foco em tecnologia, passando pela trajetória em escola pública até as principais conquistas e aprendizados nesse caminho. E também um pouco sobre desenvolvimento de jogos e a situação do mercado brasileiro.
Breno Masi, CEO e fundador da Afterverse.
PALESTRA | Educação Circular: como aprender em todo lugar!
9h45 às 10h30 | Mastertech e SOMAS
Os dois irão discutir tecnologia e educação, explicando como a internet funciona e como podemos usá-la para melhorar a nossa Educação.
Ana Beatriz Morita, bacharel em Ciências da Computação e Fábio Ribeiro, bacharel em Ciências Contábeis.
Os dois irão discutir tecnologia e educação, explicando como a internet funciona e como podemos usá-la para melhorar a nossa Educação.
Ana Beatriz Morita, bacharel em Ciências da Computação e Fábio Ribeiro, bacharel em Ciências Contábeis.
PALESTRA| Jornalismo: Meu projeto de vida
10h30 às 11h15 | Band TV
A palestrante trará uma fala antirracista.
Cynthia Martins, âncora do Jornal da Band, aluna Pamela Feitosa de Sousa Ribeiro, da Escola Estadual Mauro de Oliveira e Secretário Rossieli Soares.
A palestrante trará uma fala antirracista.
Cynthia Martins, âncora do Jornal da Band, aluna Pamela Feitosa de Sousa Ribeiro, da Escola Estadual Mauro de Oliveira e Secretário Rossieli Soares.
OFICINA | Competências socioemocionais: impulsionando seus sonhos!*
11h15 às 12h | Instituto Ayrton Senna
Edna Borges, formadora do Instituto Ayrton Senna.
Edna Borges, formadora do Instituto Ayrton Senna.
Pausa para almoço
12h às 13h
OFICINA | Como construir o seu robô
13h às 14h | CIEBP
Rennan Pardal e Roberto Edgar, professores de Tecnologia e Inovação.
Rennan Pardal e Roberto Edgar, professores de Tecnologia e Inovação.
OFICINA | Do Logo ao Scratch: a aplicação de rotinas de pensamento para tornar visível a aprendizagem por meio da tecnologia
14h às 14h45 | Instituto Catalisador
Pensar sobre tecnologia e pensamento computacional pode assustar muita gente. Parece algo tão distante e complicado. Mas a oficina vai mostrar que o que é mais essencial nessa história toda todos nós fazemos – ou já fizemos – muito na vida! Desmistificar a pensamento computacional de forma leve e divertida, passeando do Logo ao Scratch: esse é o objetivo do nosso encontro!
Simone Kubric Lederman, Franciele Gomes e Rita Junqueira de Camargo, do Instituto Catalisador; Michael Hafran Filardi e Walter Akio Goya, educadores.
Pensar sobre tecnologia e pensamento computacional pode assustar muita gente. Parece algo tão distante e complicado. Mas a oficina vai mostrar que o que é mais essencial nessa história toda todos nós fazemos – ou já fizemos – muito na vida! Desmistificar a pensamento computacional de forma leve e divertida, passeando do Logo ao Scratch: esse é o objetivo do nosso encontro!
Simone Kubric Lederman, Franciele Gomes e Rita Junqueira de Camargo, do Instituto Catalisador; Michael Hafran Filardi e Walter Akio Goya, educadores.
OFICINA | Oficina do Labirinto do Minotauro*
14h45 às 15h30 | Fundação Telefônica Vivo e Instituto Conhecimento para Todos
Materiais: palito de churrasco, papelão, fita crepe, balão de gás, tampinha de garrafa e canudinho.
Dulce Ângela, psicopedagoga.
Materiais: palito de churrasco, papelão, fita crepe, balão de gás, tampinha de garrafa e canudinho.
Dulce Ângela, psicopedagoga.
PALESTRA | Universo da Informação e o combate às fake news
15h30 às 16h15 | Instituto Palavra Aberta
A atividade terá como objetivo mostrar o universo da informação, formas de combate à desinformação e exemplos de como fazer um uso fortalecedor e responsável das redes e do ambiente informacional.
Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.
A atividade terá como objetivo mostrar o universo da informação, formas de combate à desinformação e exemplos de como fazer um uso fortalecedor e responsável das redes e do ambiente informacional.
Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.
PALESTRA | Escolha (ser) livre!
16h15 às 17h | Instituto Educadigital
A palestra “Escolha (SER) Livre!” pretende provocar uma reflexão entre os participantes a respeito das opções que fazemos diariamente quando transitamos no ciberespaço. A ideia é “desnaturalizar” nossas escolhas por softwares, recursos digitais e plataformas por meio da compreensão do que elas representam e de como repercutem. Na oportunidade, também apresentaremos diferenças entre recursos “abertos x gratuitos”, além de visibilizarmos iniciativas/projetos que fomentam alternativas livres.
Daniel Silva Pinheiro, do Instituto Educadigital e Graça Santos, pedagoga líder Educação Aberta, Educadigital.
A palestra “Escolha (SER) Livre!” pretende provocar uma reflexão entre os participantes a respeito das opções que fazemos diariamente quando transitamos no ciberespaço. A ideia é “desnaturalizar” nossas escolhas por softwares, recursos digitais e plataformas por meio da compreensão do que elas representam e de como repercutem. Na oportunidade, também apresentaremos diferenças entre recursos “abertos x gratuitos”, além de visibilizarmos iniciativas/projetos que fomentam alternativas livres.
Daniel Silva Pinheiro, do Instituto Educadigital e Graça Santos, pedagoga líder Educação Aberta, Educadigital.
PALESTRA com celebridade
17h às 17h45 iFood
Será uma conversa com foco em Educação, as principais dificuldades dos alunos e professores no cenário de pandemia, dicas para os alunos sobre organização de tempo e estudos, e bate-papo com funcionário de tech (Vitor Eleotério) sobre trajetória, carreira e mercado de trabalho tecnológico e tecnologia na Educação.
João Luiz Pedrosa, ex-BBB21, professor e educador e Vitor Eleotério, engenheiro de software.
Será uma conversa com foco em Educação, as principais dificuldades dos alunos e professores no cenário de pandemia, dicas para os alunos sobre organização de tempo e estudos, e bate-papo com funcionário de tech (Vitor Eleotério) sobre trajetória, carreira e mercado de trabalho tecnológico e tecnologia na Educação.
João Luiz Pedrosa, ex-BBB21, professor e educador e Vitor Eleotério, engenheiro de software.
PALESTRA | Fundação Micro:bit – Inspirando crianças e jovens a criar seu melhor futuro digital
17h45 às 18h30 | Fundação Educacional Micro:bit
Palestra sobre a Fundação Educacional Britânica Micro:bit e sua missão de inspirar crianças e jovens a criar seu melhor futuro digital, com o objetivo de impactar 100 milhões de alunos em todo o mundo por meio do computador de bolso micro:bit.
José Scodiero, head da Fundação Educacional Micro:bit e engenheiro eletrônico.
Palestra sobre a Fundação Educacional Britânica Micro:bit e sua missão de inspirar crianças e jovens a criar seu melhor futuro digital, com o objetivo de impactar 100 milhões de alunos em todo o mundo por meio do computador de bolso micro:bit.
José Scodiero, head da Fundação Educacional Micro:bit e engenheiro eletrônico.
PALESTRA | Educação Empreendedora e Projeto de Vida
18h30 às 19h15 | Associação Nova Escola
A aula Backup para o futuro é uma adaptação de dois planos de aula da Nova Escola, na qual alunos dos anos finais do Ensino Fundamental refletem sobre sua trajetória escolar, buscando memórias do passado e projetando o futuro. Além de apoiar a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, a sequência didática pode compor aulas sobre Projetos de Vida.
Carolina Rodrigues Miranda, produtora de conteúdo em educação.
A aula Backup para o futuro é uma adaptação de dois planos de aula da Nova Escola, na qual alunos dos anos finais do Ensino Fundamental refletem sobre sua trajetória escolar, buscando memórias do passado e projetando o futuro. Além de apoiar a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, a sequência didática pode compor aulas sobre Projetos de Vida.
Carolina Rodrigues Miranda, produtora de conteúdo em educação.
OFICINA | Crie sua história com personagens Minecraft*
19h15 às 20h | Microsoft
Materiais: tesoura, cola, régua e lápis de cor.
Fernando Puertas, educador Microsoft e Pedro Birais, educador.
Materiais: tesoura, cola, régua e lápis de cor.
Fernando Puertas, educador Microsoft e Pedro Birais, educador.
ABERTURA - Expo Movimento Inova
7h30 às 8h15
Rossieli Soares, Secretário de Educação; Bruna Waitman, Coordenadora do CMSP; Caetano Siqueira, Coordenador da COPED e Débora Garofalo, Coordenadora do CIEBP.
Rossieli Soares, Secretário de Educação; Bruna Waitman, Coordenadora do CMSP; Caetano Siqueira, Coordenador da COPED e Débora Garofalo, Coordenadora do CIEBP.
PALESTRA| Olhar dos gestores na implementação do novo Ensino Médio – utilização de ferramentas possíveis
8h15 às 9h | Reúna
O gestor escolar tem papel relevante na implementação da arquitetura curricular do Novo Ensino Médio. Por isso, vamos abordar o papel do gestor na liderança de uma equipe engajada e colaborativa, que promove o planejamento e a implementação de um currículo integrado, bem como algumas das práticas que podem ser usadas na direção a uma escola inovadora, a partir de um projeto pedagógico com uma visão ampliada das juventudes e com foco no desenvolvimento integral dos estudantes, em seus projetos de vida e em sua autonomia, envolvendo toda a comunidade escolar e promovendo o desenvolvimento docente.
Kátia Smole
O gestor escolar tem papel relevante na implementação da arquitetura curricular do Novo Ensino Médio. Por isso, vamos abordar o papel do gestor na liderança de uma equipe engajada e colaborativa, que promove o planejamento e a implementação de um currículo integrado, bem como algumas das práticas que podem ser usadas na direção a uma escola inovadora, a partir de um projeto pedagógico com uma visão ampliada das juventudes e com foco no desenvolvimento integral dos estudantes, em seus projetos de vida e em sua autonomia, envolvendo toda a comunidade escolar e promovendo o desenvolvimento docente.
Kátia Smole
PALESTRA| Gestão de inovação: Para onde o gestor deve olhar?
9h às 9h45 | CRIAMUNDI
Liderar a inovação exige uma visão ao mesmo tempo profunda e pragmática do contexto que será impactado pelas mudanças pretendidas. A partir do conceito de “inovação orgânica e sustentável” e de cultura de inovação, serão apresentados os principais aspectos que um ou uma líder deve observar para gerar sucesso e adesão às inovações, com mais assertividade e um bom clima de trabalho.
Márcia Padilha, diretora do Criamundi.
Liderar a inovação exige uma visão ao mesmo tempo profunda e pragmática do contexto que será impactado pelas mudanças pretendidas. A partir do conceito de “inovação orgânica e sustentável” e de cultura de inovação, serão apresentados os principais aspectos que um ou uma líder deve observar para gerar sucesso e adesão às inovações, com mais assertividade e um bom clima de trabalho.
Márcia Padilha, diretora do Criamundi.
PALESTRA | Como lidar com a metodologia ativa na gestão escolar?
9h45 às 10h30 | USP
O gestor burocrático e o gestor empreendedor. O gestor como inspirador, articulador de ambientes de acolhimento, de incentivo à participação de todos, à experimentação de diversas estratégias pedagógicas e à transformação da escola em uma comunidade ativa de aprendizagem em contextos desiguais. Alguns caminhos: compartilhamento de práticas, planejamento mais integrado e tornar visíveis para a comunidade os projetos realizados.
José Moran
O gestor burocrático e o gestor empreendedor. O gestor como inspirador, articulador de ambientes de acolhimento, de incentivo à participação de todos, à experimentação de diversas estratégias pedagógicas e à transformação da escola em uma comunidade ativa de aprendizagem em contextos desiguais. Alguns caminhos: compartilhamento de práticas, planejamento mais integrado e tornar visíveis para a comunidade os projetos realizados.
José Moran
PALESTRA | Educação 5.0 - Como colocar em prática?
10h30 às 11h15 | Faz Educação e Tecnologia
Colocar em prática os modelos relacionados à educação contemporânea é um desafio para educadores do mundo todo! Práticas metodológicas, modelos mentais, ações assertivas são alguns dos assuntos que serão abordados nesta palestra!
Luís Namura, CEO do Grupo Vitae Brasil.
Colocar em prática os modelos relacionados à educação contemporânea é um desafio para educadores do mundo todo! Práticas metodológicas, modelos mentais, ações assertivas são alguns dos assuntos que serão abordados nesta palestra!
Luís Namura, CEO do Grupo Vitae Brasil.
PALESTRA | Os desafios da gestão na Educação
11h15 às 12h | FGV
Cláudia Costin
Cláudia Costin
Pausa para almoço
12h às 13h
PALESTRA| Gamificação como estratégia de apoio à gestão pedagógica
13h às 14h | UNIFESP
Essa atividade é gamificada com momento de ação e reflexão. Os participantes serão convidados a explorar determinados cenários escolares, seus desafios para gestão, e propor ações/soluções como se fosse um jogo de tomada de decisões. A cada cenário, serão mostradas as alternativas mais votadas, além de algumas formas de visualização e mapeamento dos dados da interação dos participantes. Essa atividade será, ao mesmo tempo, um exemplo de dinâmica gamificada, e momentos de explicações e de sugestões, além de mais procedimentais sobre o “como fazer” e quais as possibilidades e limites de cada uma das atividades e interfaces. Vamos mostrar o potencial de aplicação das dimensões da gamificação no apoio à reflexão dos diversos atores educacionais e no aprimoramento das suas práticas.
Paula Carolei, professora da UNIFESP.
Essa atividade é gamificada com momento de ação e reflexão. Os participantes serão convidados a explorar determinados cenários escolares, seus desafios para gestão, e propor ações/soluções como se fosse um jogo de tomada de decisões. A cada cenário, serão mostradas as alternativas mais votadas, além de algumas formas de visualização e mapeamento dos dados da interação dos participantes. Essa atividade será, ao mesmo tempo, um exemplo de dinâmica gamificada, e momentos de explicações e de sugestões, além de mais procedimentais sobre o “como fazer” e quais as possibilidades e limites de cada uma das atividades e interfaces. Vamos mostrar o potencial de aplicação das dimensões da gamificação no apoio à reflexão dos diversos atores educacionais e no aprimoramento das suas práticas.
Paula Carolei, professora da UNIFESP.
OFICINA | Gamificação como estratégia de apoio à gestão pedagógica
14h às 15h30 | UNIFESP
Essa atividade é gamificada com momento de ação e reflexão. Os participantes serão convidados a explorar determinados cenários escolares, seus desafios para gestão, e propor ações/soluções como se fosse um jogo de tomada de decisões. A cada cenário, serão mostradas as alternativas mais votadas, além de algumas formas de visualização e mapeamento dos dados da interação dos participantes. Essa atividade será, ao mesmo tempo, um exemplo de dinâmica gamificada, e momentos de explicações e de sugestões, além de mais procedimentais sobre o “como fazer” e quais as possibilidades e limites de cada uma das atividades e interfaces. Vamos mostrar o potencial de aplicação das dimensões da gamificação.
Paula Carolei, professora da UNIFESP.
Essa atividade é gamificada com momento de ação e reflexão. Os participantes serão convidados a explorar determinados cenários escolares, seus desafios para gestão, e propor ações/soluções como se fosse um jogo de tomada de decisões. A cada cenário, serão mostradas as alternativas mais votadas, além de algumas formas de visualização e mapeamento dos dados da interação dos participantes. Essa atividade será, ao mesmo tempo, um exemplo de dinâmica gamificada, e momentos de explicações e de sugestões, além de mais procedimentais sobre o “como fazer” e quais as possibilidades e limites de cada uma das atividades e interfaces. Vamos mostrar o potencial de aplicação das dimensões da gamificação.
Paula Carolei, professora da UNIFESP.
PALESTRA/OFICINA | Metodologias ágeis
15h30 às 16h15 | EFAPE
Kanban, Scrum, Lean... Você não precisa mais ser da área de Tecnologia para aprender sobre práticas do universo da inovação. Serão explicadas as metodologias ágeis e como é possível transpor essas práticas para o nosso dia a dia, trazendo novas possibilidades para a resolução de problemas e gestão de projetos. E tem uma surpresa bônus para quem acompanhar essa jornada.
Naomy de Oliveira Ramos, Ana Carolina Nogueira Tirico
Kanban, Scrum, Lean... Você não precisa mais ser da área de Tecnologia para aprender sobre práticas do universo da inovação. Serão explicadas as metodologias ágeis e como é possível transpor essas práticas para o nosso dia a dia, trazendo novas possibilidades para a resolução de problemas e gestão de projetos. E tem uma surpresa bônus para quem acompanhar essa jornada.
Naomy de Oliveira Ramos, Ana Carolina Nogueira Tirico
PALESTRA | Recursos Educacionais Abertos - por que utilizá-los?
16h15 às 17h | EFAPE
Nesta palestra será abordado o que são Recursos Educacionais Abertos (REA), como identificá-los e porque são tão importantes no trabalho que desenvolvemos na educação.
Rosa Lamana
Nesta palestra será abordado o que são Recursos Educacionais Abertos (REA), como identificá-los e porque são tão importantes no trabalho que desenvolvemos na educação.
Rosa Lamana
PALESTRA | Empreendedorismo e Projeto de vida
17h00 às 17h45 | EFAPE
Rossieli Soares, Secretário da Educação; Nina Silva, executiva de TI; e a executiva de TI Naomy de Oliveira Ramos, Diretora do DEPEC
Rossieli Soares, Secretário da Educação; Nina Silva, executiva de TI; e a executiva de TI Naomy de Oliveira Ramos, Diretora do DEPEC
PALESTRA | Inovação na gestão. É possível?
17h45 às 18h30 | Educa Digital
Mais do que uma meta a ser alcançada, a inovação é consequência de um processo criativo e construtivo da gestão. Inovar o que, para quem, com qual objetivo são questões importantes a serem consideradas, mas não apenas. A palestra vai trazer uma reflexão a partir de uma visão ampliada do papel cada vez mais fundamental da gestão educacional na mobilização de talentos, práticas e conhecimentos.
Priscila Gonzales
Mais do que uma meta a ser alcançada, a inovação é consequência de um processo criativo e construtivo da gestão. Inovar o que, para quem, com qual objetivo são questões importantes a serem consideradas, mas não apenas. A palestra vai trazer uma reflexão a partir de uma visão ampliada do papel cada vez mais fundamental da gestão educacional na mobilização de talentos, práticas e conhecimentos.
Priscila Gonzales
PALESTRA | Experiências de Adoção Sistêmica da Aprendizagem Criativa: mobilização e estrutura
18h30 às 19h15 | RBAC
Estamos sempre buscando formas de tornar a Educação mais democrática e a aprendizagem mais contextualizada e significativa, porém, muitas ações são independentes, de professores ou gestores que ousam sozinhos. Elas têm um impacto na prática e são importantes para os envolvidos, mas encontram diversas barreiras pelo caminho. Como pensar em ações que possibilitem a adoção sistêmica de práticas mais criativas e mão na massa, de forma que envolvam alunos, professores, gestores escolares e públicos? Vamos conversar e pensar em possibilidades.
Verônica Gomes, coordenadora de Adoção Sistêmica, RBAC.
Estamos sempre buscando formas de tornar a Educação mais democrática e a aprendizagem mais contextualizada e significativa, porém, muitas ações são independentes, de professores ou gestores que ousam sozinhos. Elas têm um impacto na prática e são importantes para os envolvidos, mas encontram diversas barreiras pelo caminho. Como pensar em ações que possibilitem a adoção sistêmica de práticas mais criativas e mão na massa, de forma que envolvam alunos, professores, gestores escolares e públicos? Vamos conversar e pensar em possibilidades.
Verônica Gomes, coordenadora de Adoção Sistêmica, RBAC.
PALESTRA | Tecnologia e gestão da qualidade
19h15 às 20h | Francisco Mendes Assessoria Educacional
Serão apresentadas estratégias para a aplicação de inteligência de abordagens que visem à melhoria da qualidade na Gestão Educacional e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem e no engajamento do elenco por meio de instrumentos de análise de dados que permitirão a ampliação da previsibilidade da qualidade das ações. Serão abordados tópicos como tratamento de dados (estruturação, coleta, armazenamento, extração e análise), relação dados-informação e encaminhamento das informações colhidas (fidedignidade e planejamento presente/futuro), possibilitando assim uma melhor ação proativa de prospecção e retenção de talentos. Quais indicadores de qualidade posso utilizar?
Francisco Mendes
Serão apresentadas estratégias para a aplicação de inteligência de abordagens que visem à melhoria da qualidade na Gestão Educacional e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem e no engajamento do elenco por meio de instrumentos de análise de dados que permitirão a ampliação da previsibilidade da qualidade das ações. Serão abordados tópicos como tratamento de dados (estruturação, coleta, armazenamento, extração e análise), relação dados-informação e encaminhamento das informações colhidas (fidedignidade e planejamento presente/futuro), possibilitando assim uma melhor ação proativa de prospecção e retenção de talentos. Quais indicadores de qualidade posso utilizar?
Francisco Mendes